[GUIA] Trabalhar no Canadá: Vistos, Salários, Vagas e mais!

O Canadá é um destino muito popular para quem deseja estudar e trabalhar no exterior. Nesse sentido, milhões de brasileiros sonham em aprimorar o inglês no país enquanto fazem uma grana para ajudar com os gastos do intercâmbio.

Se esse é o seu caso, saiba que trabalhar no Canadá não é tão fácil assim para os imigrantes, mas também não é impossível. Afinal, a cada ano o país abre novas oportunidades de trabalho para os estudantes internacionais.

Ficou interessado em saber mais sobre como trabalhar no Canadá? Continue sua leitura e confira tudo que você precisa saber para estudar e trabalhar em terras canadenses!

Menu do artigo:

Como trabalhar no Canadá?

Como trabalhar no Canadá
Como trabalhar no Canadá? Foto de Jason Hafso na Unsplash.

Primeiramente, é importante salientar que trabalhar no Canadá não é uma opção muito fácil para alunos estrangeiros. Nesse sentido, infelizmente não é possível trabalhar no Canadá enquanto faz um curso de inglês, por exemplo.

Por isso, se você deseja trabalhar no Canadá, saiba que existem basicamente quatro formas:

  1. Com um convite de trabalho (LMIA);
  2. Como estudante universitário – Post-Graduation Work Permit (PGWP);
  3. Por meio do programa Co-op, que concilia um curso profissionalizante com trabalho part-time;
  4. Imigrando como profissional qualificado (Express Entry).

Abaixo, explicaremos melhor sobre cada uma dessas modalidades. No entanto, já adiantamos que para quem deseja estudar e trabalhar no Canadá, a melhor opção é fazer um curso profissionalizante no programa Co-op.

1. Trabalhar no Canadá com um convite de trabalho (LMIA)

Em primeiro lugar, o Labour Market Impact Assessment (LMIA) é um documento que os empregadores canadenses precisam ter antes de contratar um funcionário estrangeiro. Esse documento atesta que existe a necessidade de mão de obra estrangeira pois nenhum trabalhador canadense está disponível para a vaga.

Por isso, não se trata de algo tão simples. Não é todo tipo de trabalho que conseguirá gerar uma LMIA, e é o empregador que precisa dar entrada nesse documento antes de aceitar um imigrante para a vaga.

Uma vez que o empregador consiga a LMIA, ele pode fazer a oferta de trabalho e o funcionário estrangeiro pode aplicar para o visto de permissão de trabalho (Work Permit), que permite que ele more no Canadá pelo tempo em que estiver empregado na empresa que fez o convite.

2. Trabalhar no Canadá como estudante universitário (PGWP)

Antes de mais nada, o Post-Graduation Work Permit (PGWP) é um programa que permite que estudantes que tenham concluído um curso de graduação em instituições canadenses certificadas possam trabalhar no Canadá por um tempo para ganhar experiência.

Esse programa tem duração máxima de 3 anos e auxilia os universitários a se qualificarem e obterem experiência suficiente para serem elegíveis ao Express Entry, a modalidade de imigração para profissionais qualificados.

3. Co-op Program

O Co-op Program (Programa de Educação Cooperada) é um programa de ensino profissionalizante que se divide entre aulas teóricas e estágio, que é obrigatório para a conclusão do curso e conta como parte da grade curricular.

Nesse sentido, o estágio é organizado diretamente pela escola, em parceria com instituições privadas, e pode ser realizado após a conclusão do curso ou durante as aulas.

O estudante, nesse caso, também ganha um Work Permit para poder trabalhar no Canadá. Porém, essa autorização só é emitida caso o estágio esteja diretamente relacionado com a área de estudos do aluno na instituição canadense. Além disso, é preciso obter o Número de Segurança Social do Canadá (SIN) e ter começado os estudos para pedir a work permit.

4. Trabalhar no Canadá como profissional qualificado (Express Entry)

Por fim, o Express Entry é o sistema utilizado pelo governo canadense para gerenciar a imigração de profissionais qualificados no país. Esse sistema tornou grande parte dos processos de admissão menos burocráticos, com a finalidade de preencher os postos de trabalho existentes nas empresas canadenses.

Existem 3 classes de elegibilidade dentro do Express Entry:

  • Canadian Experience Class – Destinada a trabalhadores qualificados que possuem experiência de trabalho no Canadá e queiram se tornar residentes permanentes. A experiência é de no mínimo 1 ano (1.560 horas) e deve ter sido adquirida nos últimos 3 anos até a data de aplicação. Além disso, essa experiência deve ter sido obtida legalmente, com visto de autorização para trabalho.
  • Federal Skilled Worker Program – Destinado a trabalhadores qualificados com experiência fora do Canadá. A experiência profissional precisa ter sido um funções classificadas como TEER 0, 1, 2 ou 3, as quais normalmente requerem um diploma universitário. Além disso, também há requisitos de equivalência de diploma e proficiência no inglês.
  • Federal Skilled Trades Program – Destinado a trabalhadores qualificados em um comércio especializado. Precisam ter no mínimo 2 anos de experiência profissional + uma oferta de trabalho válida ou um certificado de qualificação.

Vistos com acesso a trabalho no Canadá

Existem basicamente 2 tipos de vistos de trabalho para o Canadá. São eles:

Employer-specific work permit

Esse é o principal tipo de visto emitido para imigrantes que pretendem trabalhar no Canadá. É esse o visto que recebem aqueles que entram no país por meio de um convite de trabalho (LMIA), por exemplo.

Employer-specific work permit autoriza o estrangeiro a trabalhar para um empregador específico no Canadá, e somente pelo tempo estipulado no contrato. Nesse sentido, caso o trabalhador mude de emprego, ele não poderá continuar com o mesmo visto, sendo necessário aplicar para um novo.

Open work permit

Já o Open work permit é um visto de trabalho que permite trabalhar para qualquer empregador do Canadá, sem estar limitado a uma empresa, local ou atividade específica.

No entanto, somente um perfil restrito de estrangeiros é elegível para esse tipo de visto. Podem aplicar para o Open work permit:

  • Estudantes internacionais elegíveis ao Post-Graduation Work Permit (PGWP);
  • Estrangeiros que solicitaram residência permanente no Canadá;
  • Membro da família dependente de alguém que solicitou residência permanente;
  • Cônjuge de um trabalhador qualificado ou estudante internacional;
  • Titular de autorização de residência temporária;
  • Participantes de outros programas especiais.
Vistos com acesso ao trabalho no Canadá
Vistos com acesso ao trabalho no Canadá. Foto de Jaimie Harmsen na Unsplash.

Salários no Canadá

Em primeiro lugar, o salário mínimo no Canadá é estabelecido de forma diferente do nosso: por hora. Além disso, lá o salário mínimo varia de acordo com cada província/estado.

Atualmente, o salário mínimo no Canadá em 2023 está em média CAD 13,85 / hora. Lembrando que a carga horária de trabalho no setor de serviços é em média de 6 horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Assim, uma pessoa com carga horária de 120 horas mensais ganha, no mínimo, em torno de CAD 1.662,00.

Confira abaixo algumas opções de empregos no Canadá e sua média salarial:

ProfissãoSalário (média por hora)
VendedorCAD 15,00
Auxiliar administrativoCAD 18,00
Motorista de caminhãoCAD 22,00
PedreiroCAD 30,00
PintorCAD 24,00
DiaristaCAD 13,00
Média dos salários no Canadá.

Cultura e leis trabalhistas no Canadá

Cultura e leis trabalhistas no Canadá
Cultura e leis trabalhistas no Canadá. Foto de Redd F na Unsplash.

Antes de mais nada, quem se depara pela primeira vez com as leis trabalhistas no Canadá pode ficar surpreso. Embora as regras sejam diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil, elas também visam a proteger os interesses tanto do trabalhador quanto do empregador.

Por exemplo, algo que pode causar surpresa é que não há obrigatoriedade de pagamento de décimo terceiro ou mesmo férias remuneradas. Também não é comum o pagamento de auxílio refeição ou planos de saúde. Além disso, também não existe hora para almoço.

No entanto, os funcionários também possuem alguns direitos. Por exemplo, os empregadores são obrigados a remunerar os trabalhadores pelas faltas, incluindo as não justificadas por atestado médico. Além disso, os trabalhadores também contam com um descanso semanal de normalmente 2 dias.

Principais áreas para trabalhar no Canadá

Atualmente a perspectiva está boa para quem pretende trabalhar no Canadá. Isso porque a expectativa do governo canadense é de receber mais de 1,2 milhão de novos residentes até 2023. Tudo isso para compensar o déficit de profissionais qualificados causado pela pandemia.

As áreas de TI e finanças são as que possuem maior demanda de profissionais no Canadá. Além disso, o país também está em busca de profissionais das áreas de administração, gastronomia, mecânica, gestão de negócios, marketing, entre outras.

Ainda mais, entre as vagas mais disponíveis para trabalhadores iniciantes destacam-se:

  • Motorista
  • Recepcionista
  • Vendas
  • Soldador
  • Mecânico
  • Serviços gerais
  • Atendimento ao cliente

Como encontrar emprego no Canadá?

Antes de mais nada, o primeiro passo para encontrar um emprego no Canadá é a fluência no inglês ou no francês. Além disso, possuir experiência profissional também conta muito na hora de conquistar uma vaga.

Fora isso, não é nada muito diferente do Brasil: há alguns sites mais famosos para a busca de emprego, vários deles gratuitos, mas a forma mais fácil de conseguir uma vaga é por meio de indicação.

Portanto, se já quiser começar a pesquisar uma vaga para você, confira alguns sites:

Conclusão – Estudar e Trabalhar no Canadá

Estudar e trabalhar no Canadá é o sonho de muita gente. Embora não seja uma das opções mais práticas, vimos que é sim possível realizar esse sonho e imigrar para terras canadenses. Afinal, o que não faltam são motivos para querer morar nesse país da América do Norte!

Nesse artigo vimos tudo sobre quem pode trabalhar no Canadá, como funcionam os vistos, as regras de trabalho, os salários e as vagas com maior demanda para brasileiros.

Portanto, se você estava procurando uma excelente opção para estudar inglês, trabalhar e conhecer uma nova cultura, encontrou o lugar certo!

E aí, pronto para dar um novo passo e trabalhar no Canadá?

Preencha o formulário a abaixo e faça como mais 60 mil pessoas! Fale com várias agências parceiras do I&V e comece a planejar seu intercâmbio no Canadá!