Guia: Tudo sobre o TOEFL

Apresentar o certificado de proficiência é um dos requisitos essenciais para quem deseja estudar no exterior. Nesse quesito, o TOEFL é um dos testes mais aceitos em países onde o idioma oficial é o inglês. E para se dar bem no exame, é fundamental que fique por dentro de tudo sobre o TOEFL.

O TOEFL é um exame com reconhecimento em mais de 11 mil instituições de ensino superior, universidades e agência. E mais de 150 países adotam este exame como critério para ingresso de alunos estrangeiros em suas instituições.

Portanto, acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o que é o TOEFL, como é feita a prova, em quais lugares é aceito e muito mais sobre o assunto. Confira!

O que é TOEFL?

O que é TOEFL
O que é TOEFL

TOEFL é a sigla para Test of English as a Foreign Language. Trata-se basicamente de um dos exames de proficiência da língua inglesa mais famosos e reconhecidos no mundo.

O teste é feito pela Educational Testing Service (ETS), a maior organização sem fins lucrativos de testes educacionais do mundo. A instituição também é idealizadora do Graduate Record Examination, um teste padronizado exigido para ingresso em alguns cursos de pós-graduação.

Basicamente, o TOEFL tem o objetivo de atestar a fluência do candidato no idioma inglês. Por isso, ele avalia a capacidade de comunicação escrita e oral, audição e leitura do candidato. No geral, o teste é dividido em 4 partes: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Existem dois modelos de teste: o TOEFL ITP, o TOEFL Essencials e o TOEFL IBT:

TOEFL ITP (Institutional Testing Program)

É o teste mais simples e é válido para proficiência em inglês dentro do Brasil. Ele é aplicado para avaliar o progresso dos alunos, não sendo aceito por instituições internacionais. Esse teste avalia a compreensão auditiva, a estrutura da língua e a compreensão de leitura sem produção escrita e oral.

TOEFL Essencials

É uma nova modalidade do exame com valor mais acessível sem diminuir a excelência em sua aplicação. No entanto, diferente do anterior, ele tem o objetivo de avaliar as habilidades básicas em inglês. E é usado para ingressar em algumas poucas instituições de renome e para programas de intercâmbio.

TOEFL IBT (Internet Based Test)

TOEFL IBT é o exame requisitado por quase todas as universidades estrangeiras. Sobretudo por se tratar do modelo mais completo de avaliação de proficiência em inglês. Sua pontuação varia de 0 a 120 pontos, com exigência mínima de 90 pontos nas principais universidades.

Na dúvida entre fazer um Curso de Inglês ou Intercâmbio? Faça os dois e chegue a fluência ainda mais rápido!

Tudo sobre o TOEFL – Onde a prova de proficiência é aceita?

O exame TOEFL é aceito nos Estados Unidos, assim como em vários outros países. O Canadá e alguns países da Europa e Ásia, por exemplo, são alguns lugares que aceitam este certificado de proficiência. Além disso, universidades da Austrália, do Reino Unido e da Nova Zelândia também aceitam o TOEFL.

Como é feita a prova do TOEFL?

Como é feita a prova do TOEFL?
Como é feita a prova do TOEFL?

Para realizar a prova mais complexa aceita nas maiores instituições do mundo é preciso saber tudo sobre o TOEFL. E isso inclui conhecer cada sessão, bem como exigências da prova para poder se preparar e se sair bem.

Como já dito, o teste é divido em 4 sessões: o Reading, Listening, Speaking e Writing. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

1. Reading

Nessa sessão se avalia a leitura, assim como a interpretação do idioma e há um tempo de 54 a 72 minutos para realização dessa parte.

Nessa etapa há 3 ou 4 textos com mais ou menos 700 palavras que o candidato precisa ler. Cada texto terá 10 perguntas relacionadas de interpretação e entendimento em nível acadêmico.

2. Listening

A segunda parte da prova condiz com a compreensão quanto a fala e audição da língua inglesa. Nessa etapa, o candidato tem de 41 a 57 minutos para realizar a prova.

A princípio, o candidato escuta os áudios de uma pessoa falando inglês e posteriormente responderá seis perguntas sobre cada áudio. Em seguida, o candidato escutará diálogos entre duas pessoas onde serão feitas cinco perguntas sobre cada diálogo.

3. Speaking

A terceira parte da prova dura apenas 17 minutos, além disso, ela se divide em 4 questões que atestam o quanto há de fluência na conversação.

Essa fase é dividida em 4 questões em que o candidato precisará expor, bem como defender suas próprias ideias baseado. E por último se baseará em áudios e textos para responde-las fazendo relação entre as questões.

4. Writing

A quarta e ultima parte da prova dura 50 minutos e se baseia na escrita do idioma. Nessa etapa o candidato precisará escrever 2 textos.

O primeiro texto se baseará no que leu e ouviu sobre alguma questão. Enquanto isso, o outro será uma redação dissertativa em que é preciso expor a opinião sobre um determinado tema.

Quer entender o TOEFL por completo? Conheça o guia do Prof. Felipe Lupion!

Tudo sobre o TOEFL – Quanto custa para fazer o TOEFL?

 Quanto custa para fazer o TOEFL
Quanto custa para fazer o TOEFL

O preço da prova de proficiência em inglês TOEFL atualmente é de 215 dólares. Tanto em sua versão convencional, quanto para a prova realizada pela internet.

No entanto, esse valor dá direito ao envio de notas para apenas 4 universidades. Caso queira enviar para mais instituições o valor adicional é de 20 dólares para cada uma.

Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito, PayPal, transferência e depósito bancário.

Como se inscrever?

Saber tudo sobre o TOEFL envolve não só os conteúdos preparatórios, as sessões e pontuações. Mas também como realizar a inscrição do exame que é feita somente pelo site oficial da ETS ou pelo telefone.

O site oficial está disponível nesse link e o telefone para inscrição é 1-443-751-4995.

Tudo sobre o TOEFL – Qual é a nota mínima do TOEFL?

De acordo com a ETS a pontuação da prova varia de 0 a 120 pontos. Notas de acima de 83 pontos são consideradas acima da média. Enquanto isso, notas abaixo de 81 pontos são consideradas abaixo da média. E 82 pontos exatos é a média da prova.

A sessão tem médias que podem ser arredondadas para 20 ou 21. Sobretudo porque neste exame não se consideram números decimai, apenas números inteiros. Desse modo, uma pontuação abaixo de 19 pontos em qualquer sessão se considera abaixo da média. Enquanto isso, uma pontuação de 22 a 30 pontos está acima da média e 21 pontos na média exata.

Quanto tempo dura a prova do TOEFL?

A prova da TOEFL tem duração de em média 2 até 4 horas. Além disso, cada sessão tem seu tempo limite para realizar as atividades propostas, conforme a seguir:

  • Reading – 54 a 72 minutos.
  • Listening – 41 a 57 minutos.
  • Speaking – 17 minutos.
  • Writing – 50 minutos.

Como se preparar para a prova do TOEFL?

tudo sobre o toefl

Para se preparar para o teste mais aceito nas instituições do mundo todo, além de saber tudo sobre o TOEFL é preciso estudar e criar hábitos que garantam seu sucesso no teste. Confira as nossas 5 dicas de como se preparar para a prova:

Torne o idioma um hábito

Para imergir no idioma e facilitar a realização das provas de entendimento escrito, falado, conversação e tudo o mais que se exige neste exame é preciso começar a respirar o inglês e torna-lo um hábito comum no dia a dia.

Ou seja, procure ler notícias ou livros em inglês, assistir a séries e filmes no idioma, bem como conversar e até mudar os aparelhos eletrônicos de idioma para realmente viver a língua inglesa em sua totalidade se acostumando mais facilmente.

Use as técnicas certas para você

Cada pessoa aprende de uma maneira diferente e é muito importante reconhecer os próprios métodos de aprendizado e o que combina com você, por isso procure técnicas de estudo que se encaixem de forma eficiente e prática com o seu modo de estudo.

Alguns preferem fixar vocabulário por memorização, outros poupam tempo utilizando de técnicas famosas e tem pessoas que preferem reescrever dicas. Encontre o seu jeito e se jogue no estudo do idioma!

Conheça o exame

Saber tudo sobre o TOEFL faz toda a diferença no resultado final do exame. Portanto, pesquise sobre o exame, faça simulados, entenda a estrutura, as sessões, assim como as questões que a prova pede, o que não cai no exame, enfim veja tudo.

Procure conhecer cada sessão, testar seu conhecimento de todas as maneiras e até mesmo procurar por provas que já ocorreram para estudar em cima delas.

Memorize algumas frases e estruturas interessantes

Se há dificuldade em alguma área ou então sessão, busque maneiras de memorizar frases e estruturas que possam ajudar durante a realização da prova.

O uso de conectivos, por exemplo, para ligar frases nas redações ou verbos interessantes no speaking são boas dicas de “algo a mais” que podem garantir uma boa pontuação, por exemplo.

Treine com cronômetro

As primeiras sessões têm um bom tempo para serem feitas. No entanto, as duas últimas tem tempos menores e utilizar o cronômetro para ver como você se sai em cada uma das fases é uma boa ideia para inclusive reduzir a ansiedade na hora da prova, ganhando maior confiança ao saber que você se vira no tempo proposto.

Portanto, agora que você finalmente sabe tudo sobre o TEOEFL, use as dicas acima para se preparar e garantir um bom resultado no exame TOEFL.

Conheça mais do Curso Online de Inglês do CNA, uma das maiores escolas de inglês do Brasil