Trabalhar na Irlanda – Permissão, Vistos, Salários etc.

Fazer intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda é o sonho de muitos brasileiros. Inclusive, o número de pessoas que sai do Brasil em direção a terceira maior ilha da Europa quintuplicou nos últimos 6 anos, conforme aponta dados da Embaixada.

Essa migração não acontece por acaso. Afinal, além da boa receptividade a estrangeiros, a Irlanda é um dos melhores países da União Europeia em termos de trabalho. Graças ao amplo crescimento econômico do país nos últimos anos, surgiram boas oportunidades de emprego. E isto é algo que vem atraindo pessoas de todos os lugares do mundo.

Se você, assim como muitos, deseja emigrar do Brasil para trabalhar na Irlanda, continue lendo esse artigo. E fique por dentro de tudo o que precisa sobre o assunto. Confira!

Quem pode trabalhar na Irlanda?

trabalhar na irlanda

A Irlanda é um dos poucos países europeus que apresenta boa receptividade em relação a estrangeiros. Mesmo tendo crescido economicamente, o pais ainda possui uma população nativa pequena. Por isso, eles são mais flexíveis em relação a quem pode trabalhar na Irlanda.

Além dos estrangeiros que possuem o visto de trabalho na Irlanda, quem é intercambista também pode trabalhar no país. Ou seja, você pode estudar e ao mesmo tempo gerar uma grana extra trabalhando.

Como trabalhar na Irlanda legalmente?

Se o seu objetivo é trabalhar na Irlanda, saiba que para fazer isso de forma legal, você só precisa ter o visto de estudante ou então de trabalho. O único visto que não permite que você atue profissionalmente no país é do turista.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos vistos que permite o seu ingresso no país legalmente:

Stamp 2 – Visto de Estudo e Trabalho

Esse é um dos vistos mais solicitados pelos brasileiros, sobretudo porque representa o meio mais fácil de trabalhar na Irlanda. Através dele é possível estudar e trabalhe no país. É visto para intercâmbio na Irlanda por 6 meses, para estudo e trabalho.

Em período de aulas, esse visto permite ao intercambista trabalhar até 20 horas semanais. Mas, em meses específicos de férias, é possível trabalhar até 40 horas semanais.

Vale destacar que apenas os cursos com duração acima de 6 meses viabilizam a concessão do Stamp 2 ao estudante. Como ele também contabiliza os 2 meses de férias, então sua validade mínima é de 8 meses. Além disso, só é possível renovar esse visto por até duas vezes.

Um detalhe importante desse visto é que ele não precisa ser solicitado com vários meses de antecedência. Na verdade, a solicitação é feita no momento que o estudante chega ao país.

Para isso, é necessário:

  • Fazer o pagamento de taxa e de seguro que equivale a cerca de 300 euros;
  • Apresentar comprovante de endereço;
  • Ter comprovantes que mostram que o estudante possui, 3000 euros para arcar com despesas no país;
  • Apresentar carta da escola onde está matriculado

Stamp 1 – Visto de Trabalho

Esse é o visto que recomenda-se a quem deseja unicamente trabalhar na Irlanda. Para obtê-lo, o estrangeiro precisa desembarcar já tendo uma proposta de trabalho no país.

Inclusive, quem faz a solicitação é a própria empresa contratante. Para isso, ela precisa esclarecer por que está contratando um estrangeiro. Geralmente, esse tipo de visto é concedido para cargos e profissionais que estão com trabalhadores em falta na Irlanda.

Stamp 1G – Visto de Trabalho para Recém graduado

Esse é um visto indicado para quem é recém-graduado. Ele permite a permanência do estrangeiro que acabou de se formar, por 12 meses no país para trabalhar. Contudo, o Stamp 1G só é concedido para cursos validados pelo Governo irlândes, que são os de nível QQI8 a 10.

Esse visto permite ainda que o recém formado trabalhe de forma integral e tenha uma carga horária semanal de até 40 horas.

Qual a média salarial para quem trabalha na Irlanda?

Assim como outros países europeus, na Irlanda você ganha por hora. Mas, a diferença é que no país existe uma hora mínima prevista por Lei.

Em 2023, a hora mínima passou a ser de 11,30 euros. Logo, quem trabalha 20 horas semanais poderá ganhar cerca de 800 euros por mês, e quem atua de forma integral cerca de 1.600 euros.

Empregos na Irlanda com alta demanda

Existem alguns setores na Irlanda que possuem uma alta demanda de profissionais. E, por isso, geralmente oferecem mais vagas para estrangeiros. Entre os empregos que estão em alta no país podemos citar:

TI

Há algum tempo, a área de TI vem atraindo cada vez mais jovens trabalhadores para a Irlanda. Isso porque o país abriga algumas das principais gigantes do mercado como Google, Apple, Facebook, entre outras. Portanto, certamente é um ramo que oferece ótimas oportunidades para desenvolvedores, analistas, programadores e outros profissionais da área.

Outra vantagem é que os salários dessa área são relativamente altos. Mas, é claro, o inglês fluente é indispensável, assim como certificações na profissão em que deseja atuar.

Hospitalidade e Turismo

O país tem um setor turístico muito forte. Pessoas de todo o mundo viajam até o país, principalmente durante o período de férias.

Consequentemente, as vagas nas áreas de turismo e hospitalidade estão em alta. Principalmente porque elas se enquadram na categoria que muitos chamam de “subemprego”.

Apesar do nome, elas não têm nada de exploratórias. Na verdade, elas recebem esse título por não exigirem um inglês tão aprimorado.

Por conta disso, muitos intercambistas acabam conseguindo essas vagas, tanto pela facilidade como para treinar mais o inglês.

Enfermagem

A área de saúde na Irlanda também tem uma grande demanda de profissionais. Por ano, um enfermeiro pode ganhar de 29 mil a 80 mil euros, dependendo de onde está trabalhando.

O mais interessante é que esse profissional não precisa, necessariamente, atuar dentro de hospitais e clínicas. Na verdade, boa parte das oportunidades é voltada para cuidados com idosos e pessoas debilitadas.

Mas importante ressaltar que, além do inglês fluente, o profissional precisará comprovar todas as qualificações necessárias na área de saúde.

Serviços

Nesse setor se enquadram os motoristas de aplicativo, entregadores, garçons e etc. Houve um boom nos serviços e aplicativos como Uber, Justeat entre outros no país. Principalmente durante a Pandemia

No entanto, ao contrário do Brasil onde há um verdadeiro mar de profissionais para atuar no ramo, a Irlanda tem uma grande carência de profissionais para atender esse tipo de demanda. Há mais restaurantes e empresas atuando com esses serviços do que trabalhadores para suprir as necessidades.

Por isso, essa é uma área que tem muito a oferecer para imigrantes que querem atuar no país.

Melhores cidades para trabalhar na Irlanda

Em se tratando oportunidades de trabalho, existem algumas cidades irlandesas que se destacam mais do que outras. Abaixo listamos algumas das principais para você conferir:

Dublin

É a cidade mais movimentada do país, e um dos polos brasileiros na Irlanda. No geral, trata-se de um ótimo destino para quem ainda não domina muito bem o inglês, pois a comunidade é multicultural e uma das mais receptivas. Por lá, você vai encontrar pessoas de todo o mundo.

Além disso, Dublin é considerada a capital dos pubs. Então, também tem uma ampla oferta de vagas para quem deseja trabalhar no ramo do atendimento.

Galway

Por ser uma cidade icônica do país, também é uma ótima opção para quem deseja trabalhar. Isso porque o ramo de turismo é muito forte, e é bem fácil encontrar vagas em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos vinculados ao segmento.

Cork

Fica a menos de 3 horas de Dublin e é a segunda maior cidade do país. Suas paisagens deslumbrantes atraem turistas de todo o mundo que desejam vivenciar a verdadeira experiência irlandesa.

Justamente por conta disso, oferece oportunidades para quem deseja atuar dentro do setor de hospitalidade, atendimento e turismo. A oferta é menor em relação a outras cidades, mas o custo de vida também, o que pode ser uma boa alternativa para quem deseja fugir das grandes cidades com altas despesas.

Limerick

É uma cidade que geralmente atrai intercambistas que desejam trabalhar. Isso porque, ela conta com mais de 10 instituições internacionais reconhecidas, o que facilita e muito o dia a dia de quem vai estudar e trabalhar.

Recentemente, recebeu vários incentivos financeiros do governo irlandes nas áreas de negócios e estudantis. Logo, a oferta de oportunidades no local cresceu bastante.

Kilkenny

É uma cidade turística que atrai muita gente, principalmente durante o verão. Justamente por conta disso, tem uma alta demanda dentro do setor de hospitalidade.

Além disso, também é um destino muito conhecido entre quem deseja praticar e aprimorar o inglês.

Trabalhar na Irlanda vale a pena?

Diante de tudo o que vimos até aqui, sem dúvida é possível afirmar que trabalhar na Irlanda vale a pena. Mas, para que a sua experiência profissional no país seja satisfatória, é essencial ter seus objetivos e metas alinhados. Tenha em mente que você terá contato com uma cultura totalmente diferente. Além disso, precisará utilizar o seu inglês diariamente.

O país tem uma ampla comunidade brasileira local. E em comparação com outras nações europeias, ele oferece mais facilidade quando o assunto é ingressar no mercado de trabalho.

Por isso, se você deseja ganhar experiência profissional, e ao mesmo tempo juntar um bom dinheiro, trabalhar na Irlanda vale muito a pena.

Onde procurar por vagas para trabalhar na Irlanda

Buscar oportunidades para trabalhar na Irlanda é relativamente fácil. Isso porque, há uma ampla gama de sites para você pesquisar vagas nas mais diversas áreas. Entre os principais estão:

Agora que você já sabe tudo sobre como trabalhar na Irlanda, não deixe de colocar todas essas dicas em prática. Com elas será mais fácil se preparar para essa experiência, e buscar por oportunidades que possam agregar ainda mais durante a sua estada a trabalho no país.

Quer saber quanto custa Estudar e Trabalhar na Irlanda? Simule abaixo valores para intercâmbio na Irlanda e em outros destinos!