Como aprender Francês: veja como você se tornar fluente em francês!

Ao escolher aprender francês inúmeros são os benefícios para você. Desde conseguir conectar-se com mais pessoas, como a abertura de novas possibilidades de trabalho e aprendizado cultural. Além disso, ao aprender a língua você vai conseguir investir em você mesmo e dedicará tempo para o seu crescimento pessoal e profissional.

Quer saber como aprender a língua francesa? Neste texto mostraremos tudo para você! Primeiramente, apresentaremos algumas dicas valiosas que contribuirão em seu aprendizado. Em seguida, veremos alguns aplicativos para te auxiliar nesta jornada. Por fim, te indicaremos alguns cursos gratuitos online.

Como aprender francês?

Assim como em qualquer outra área de estudos, aprender uma nova língua exige muito empenho e dedicação. Por essa razão é essencial conseguir dedicar tempo o suficiente. Além de paciência e dedicação. Veja a seguir algumas dicas para aprender:

Defina uma rotina de aprendizado

Antes de mais nada é primordial definir uma rotina de aprendizado. Assim se aprende francês. Para isso, siga as seguintes etapas:

  1. Defina quanto tempo por dia você tem para estudar;
  2. Desligue-se de todas as distrações enquanto estiver estudando;
  3. Tenha um cronograma definido dos assuntos e aulas que você assistirá por dia.

Ao criar uma rotina bem delimitada você vai conseguir transformar os estudos de francês em algo rotineiro e natural. Dessa forma, vai ser mais fácil para estudar. Além disso, vai ser fácil manter a concentração nos estudos. Também vai ser fácil conseguir ver resultados mais satisfatórios ao longo do tempo.

Como aprender Francês? Estude além do tempo de aula

Além do tempo delimitado por dia para estudar o ideal é também aprender para além das aulas. Para isso, lembre-se de colocar ao máximo a língua na sua rotina. Caso seja possível, troque o seu celular para francês. Além disso, tente também:

  • Escutar muitas músicas;
  • Assistir filmes;
  • Consumir outros conteúdos na língua.

Isso porque quanto mais contato você tiver com a língua, mais você vai conseguir aprender naturalmente. Ao aprender a língua em contexto, é possível também perceber como os falantes da língua se comunicam em diferentes contextos de comunicação. Além disso, vai conseguir também adquirir repertório cultural na língua francesa.

Cuidado com os falsos cognatos

A língua francesa está repleta de falsos cognatos que podem confundir você durante o seu aprendizado. Por essa razão, se certifique sempre de que a tradução de determinada palavra não seja do grupo dos “Les faux amis”, como são chamados os falsos cognatos em francês.

Aprenda com os seus erros

Por fim, uma dica valiosa para aprender não somente francês, mas qualquer outra língua é a seguinte: não tenha medo de errar e muito menos de aprender com os seus erros.

Com isso queremos dizer o seguinte, somente ao se arriscar a falar e a escrever em francês você poderá testar os seus conhecimentos na língua. Logo, se você não estiver disposto a deixar passar alguns erros para que posteriormente você consiga entender onde deve melhorar dificilmente será possível ver progressos em seu aprendizado. Por isso, não tema nunca errar e se arrisque para se desenvolver na língua.

Quais aplicativos usar para aprender francês?

Quais aplicativos usar para aprender francês?
Quais aplicativos usar para aprender francês?

Agora que você já sabe algumas dicas para aprender francês, veja alguns aplicativos para acelerar o seu aprendizado:

Duolingo

O Duolingo é um dos mais famosos aplicativos para aprendizado de língua do mundo. A plataforma funciona como uma espécie de jogo em que os usuários da ferramenta acumulam pontos conforme aprendem. Assim, é possível desbloquear conquistas e novas tarefas.

Além disso, dentro do aplicativo é você quem decide o seu ritmo de aprendizado. As aulas são divididas em pequenas partes e o usuário é quem escolhe quanto tempo irá estudar por dia. Por fim, as lições incluem questões de tradução, compreensão e conversação.  

Babbel

Esse aplicativo permite ao usuário aprender francês de uma forma totalmente intuitiva. Com ele é possível baixar aulas de diversos níveis de conhecimento e treinar a pronúncia por meio do reconhecimento de voz inteligente. Apesar da versão paga ser mais completa, com o Babbel você pode aproveitar muito conteúdo interativo de forma gratuita e aprimorar o seu aprendizado.

Como aprender Francês? Tandem

Para quem deseja praticar a conversação o Tandem é o aplicativo certo. Isso porque ele funciona como uma rede social em que você aprende com uma pessoa que tem o francês como língua nativa enquanto ela aprende português. Enquanto vocês conversam é possível mandar mensagens escritas, mandar áudios e até mesmo realizar chamadas de vídeo. Assim, ao aprender novas amizades também podem se formar.

Memrise

No Memrise o usuário aprende francês como se estivesse dentro de um jogo. Para isso, ele usa seus conhecimentos em francês para ganhar a confiança dos inimigos dentro do jogo, ao se infiltrar ele precisa proteger a diversidade de línguas no Multiverso.

O site do jogo ainda diz que ele é baseado em três princípios básicos: conteúdo de alta qualidade e aplicação prática do idioma, ciência e tecnologia de ponta e muita diversão! Dessa forma você vai conseguir aprender de forma muito mais leve e intuitiva.

Quais cursos de francês gratuitos?

Agora que você já sabe algumas dicas para aprender francês e quais os melhores aplicativos, veja alguns cursos gratuitos online:

Como aprender Francês? LiveMoncha

O LiveMoncha é o curso mais conhecido da nossa lista. Muito parecido com a versão do curso de inglês, para aprender francês no site o usuário precisará indicar previamente seu nível de língua e posteriormente investir tempo para superar os níveis propostos no tempo que desejar. Além disso, os módulos são compostos com muito conteúdo de multimídia, atividades interativas e um sistema de fichas.

Busuu

O curso de francês do Busuu apresenta ao usuário dados interessantes sobre o francês para que o aluno comece a estudar motivado. Posteriormente, ele disponibiliza várias unidades de aprendizagem interativas, assim é possível combinar exercícios de escrita e leitura, jogos de memória e testes para aprender.

Idiomas Sem Fronteiras – MEC

Fornecido pelo Ministério da Educação, este curso de francês oferta cursos para as pessoas que estão nos níveis iniciais de aprendizado. Os cursos de níveis avançados são exclusivos para universitários e necessitam de teste de nivelamento.

Très Bien French

Se o seu objetivo é aprender os níveis básicos de francês, o Très Bien French é ideal para você. Isso porque ele disponibiliza áudios, exercícios de pronúncia, jogos de quiz e lições baseadas em situações da vida real. Além disso, se você deseja o curso ainda tem uma versão em aplicativo.

Como aprender Francês? Boujour de France

Uma ótima opção para quem não está começando a aprender do básico. Por meio de lições simples e com plataforma totalmente em francês, o curso apresenta muitos testes de gramática, francês para os negócios, história, modismos e vocabulários.

Learncafe

Se o seu objetivo é ter um certificado ao final do curso, o Learncafe pode ser uma excelente opção. Isso porque a plataforma tem um curso totalmente gratuito e com certificação final.

Ao longo deste texto mostramos como aprender francês pode ser extremamente valioso para sua vida profissional e pessoal. Apresentamos algumas dicas para contribuir em sua jornada de aprendizado e quais os melhores aplicativos para te acompanhar. Por fim, indicamos cursos gratuitos online para quem deseja aprender e gastar pouco.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então não deixe de ler os nossos textos sobre aprendizado de inglês!