O que é Ser Fluente em Inglês? E como chegar lá!

Ser fluente em inglês hoje em dia já não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Tanto no aspecto profissional, quanto acadêmico.

Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando formas de aprender e aprimorar seus conhecimentos nesse idioma. Mas, o que de fato é ser fluente em inglês? E o mais importante, como fazer para conquistar a fluência nesse idioma?

Confira esse artigo na integra e saiba mais sobre o que é ser fluente em inglês e como obter essa competência adotando algumas dicas práticas. Confira!

O que significa ser fluência em inglês?

Ser Fluente em Inglês

Segundo as definições do dicionário ser fluente em inglês significa saber falar ou escrever o idioma.

O termo Fluência tem origem na palavra latina “fluo” que tem como significado fluir. Ser fluente em inglês ou qualquer outro idioma é ter a capacidade de conversar de forma fluída e tranquila.

Desse modo, pode-se resumir que ser fluente em um idioma é o uso da fala relativamente boa em uma comunicação fácil e fluída em que se entende e faz a outra ou outras pessoas dentro da conversa compreenderem o que se diz.

De forma mais concreta é possível considerar que é fluente na língua inglesa quem atinge o nível B2 da escala CEFR (QECR), não necessitando conhecer todas as palavras, nem dominar o idioma como um nativo, mas sim usá-lo nas mais variadas situações conseguindo entender e responder sem hesitação e dificuldade.

Variados tipos de fluência em inglês

Para ser fluente em inglês existe uma variável. Mas normalmente o que nos vem a mente de imediato é a fala, escrita e leitura como um nativo do idioma. Entretanto, mesmo que essa visualização não esteja errada, há muito mais a ser considerado.

Como todos os idiomas a língua inglesa possui duas formas, a forma coloquial e a forma culta. A primeira é a língua popular, regional, com suas gírias e “incorreções”. Enquanto isso, a segunda é a linguagem formal, usada em contratos, produções acadêmicas, comunicações corporativas e outras.

Dessa forma é possível avaliar que assim como no português brasileiro, o inglês em sua forma culta se distancia bastante da forma coloquial. Mas ainda assim é facilmente compreendida pelos falantes.

Ou seja, ao buscar ser fluente em inglês é preciso ter em mente primeiro o que realmente se deseja, se é poder se comunicar mais facilmente, ser capaz de escrever obras literárias, trabalhar em um lugar de renome, enfim…

A maior clareza desse objetivo na fluência é decisivo para se empenhar e alcançar o nível ideal de fluência na língua que se deseja e necessita.

No entanto, há um padrão estabelecido pelas instituições de ensino que pode variar de escola para escola, mas de forma mais generalizada acaba sendo o mesmo.

A análise de fluência é baseada em 4 fatores: listening, reading, speaking, writing.

  • Listening – Compreensão da língua falada, escutada.
  • Reading – Compreensão da língua escrita.
  • Speaking – Desenvoltura da língua durante comunicação.
  • Writing – Habilidade de escrita da língua.

Níveis de classificação em inglês

E de acordo com cada uma dessas áreas alcançadas há uma classificação em níveis:

  • A1 ou Beginner – Iniciantes no estudo da língua.
  • A2 ou Elementary – Sabem pouco da língua.
  • B1 ou Intermediate – Tem um conhecimento intermediário que necessita de um pouco mais para alcançar fluência.
  • B2 ou Upper Intermediate – Conhecimento acima do intermediário, porém apenas um pouco acima.
  • C1 ou Advanced – Grande conhecimento da língua, quase fluente.
  • C2 ou Proficient – Fluente na língua conseguindo se expressar com naturalidade, entender e ser entendido.

Antes de ingressar nas escolas de idiomas, elas mesmas já realizam o teste de nivelamento para não haver sobrecarga de estudos e perda de tempo e normalmente a ideia mais sólida de fluência é o nível C2.

“APRENDA FALAR INGLÊS COM PRATICIDADE, E SE COMUNIQUE GLOBALMENTE.”

O que é ser fluente em inglês nível C2?

De acordo com os níveis estabelecidos e classificados pelas instituições de ensino o nível C2 é o mais alto, garantindo a real fluência no idioma, e segundo o CEFR uma pessoa é fluente nível C2 ou Proficient quando:

  • Tem facilidade em compreender qualquer conteúdo lido ou ouvido.
  • Tem capacidade de sintetizar as informações em diferentes fontes, sejam elas ditas ou escritas, e reconstruir argumentos explicando coerentemente.
  • Expressa com espontaneidade a fluência e precisão com finas diferenças de nuances semânticas mesmo nos contextos mais complexos.
  • Tem internalização profunda capaz de entender com naturalidade o idioma.

Como ser fluente em inglês?

Ser Fluente em Inglês

Ser fluente em inglês pode abrir diversas portas em estudos e negócios e proporcionar níveis de satisfação pessoal gigantes, como poder escutar uma música e saber o que diz ou como se canta, por exemplo.

Para ser fluente em inglês é preciso praticar e conviver com o idioma com frequência e para isso há algumas dicas e situações que podem te ajudar a alcançar esse nível elevado de fluência um tanto mais rápido.

No entanto, é preciso constância e força de vontade para continuar progredindo sempre, ser fluente em inglês não é algo que se consegue do dia para a noite, mas sim através de progressos sucessivos.

Confira nossas 9 dicas para que você consiga alcançar a fluência em inglês de forma rápida e eficiente:

1. Amplie o vocabulário

Ampliar o vocabulário é um dos passos para alcançar a fluência no inglês e ter um bom domínio do idioma, não é preciso conhecer todas as palavras da língua, mas entender aquelas de uso cotidiano e de uso passivo.

2. Converse em inglês

A conversação é um dos passos que avança e muito o caminho para ser fluente em inglês, por tanto procure conversar bastante em inglês expressando seus pensamentos, ações e sentimentos por meio do idioma.

Seja com um amigo, com o tutor, com familiares ou mesmo através da autoconversa o importante é praticar e desenvolver a habilidade de conversar no idioma.

3. Melhore a compreensão oral para ser fluente em inglês

Para ser fluente em inglês é preciso compreender com fluidez aquilo que dizem e para isso é preciso treino, saber identificar uma palavra e encaixá-la no contexto que está sendo dito é crucial para entender os rumos de uma conversa.

Melhorar a compreensão oral envolve escutar o idioma e compreender o que de fato está querendo dizer, procure por vídeos em inglês com legendas que podem ser desativadas e tente entender o que está sendo dito por si próprio.

4. Assista séries e filmes em inglês

Se você quer ter fluência no inglês procure consumir coisas no idioma, seja sua série favorita ou um novo filme, procure por opções legendadas ou mesmo até sem legenda ou com a legenda em inglês juntamente com o áudio, para que haja maior compreensão da língua.

Ao começar a forçar o cérebro a sair da zona de conforto e tornar o lazer um estudo habitual, acaba tornando o inglês algo comum e entendível, fazendo com que seja muito mais fácil a compreensão e a intimidade com a língua.

5. Altere o idioma padrão do seu computador e celular

Para ser fluente em inglês é preciso viver o inglês, ou seja, modificar a língua padrão do seu celular, tablet, computador e afins vai te fazer imergir no idioma e ter que conviver e se acostumar com os termos no idioma.

6. Consuma leituras em inglês

Ler é uma das maneiras mais preciosas de adquirir maior vocabulário e estudar as palavras em diversos contextos compreendendo muito mais a língua, ler um livro em inglês vai te proporcionar um aprofundamento da língua formal e te fazer entender e pesquisar aquilo que ainda não compreende.

E se você não é fã da literatura, busque ler notícias ou sites de entretenimento que você sempre acompanha na língua inglesa, assim você treina a compreensão em leitura da mesma forma.

7. Pratica a escrita

Praticar inglês escrevendo é outra maneira de alcançar a fluência de forma rápida e eficaz. Ao escrever entoamos a palavra em nossa mente, bem como seu significado e também exercitamos sua forma escrita e gramatical.

Ou seja, esse é um combo incrível para alcançar a fluência. Comece reproduzindo textos já escritos, ouça vídeos e tente reproduzir escrevendo-os e posteriormente tente você mesmo criar um contexto escrito sozinho.

8. Faça um curso para aprender o idioma e ser fluente em inglês

Mesmo que você já tenha feito algum curso há anos atrás ou ache desnecessário, uma ótima opção para ser fluente em inglês é iniciar um curso do idioma.

Procure por um curso que ofereça o nivelamento ideal para que você não perca tempo revendo aquilo que já sabe. E invista em aprender e conhecer mais sobre o idioma em instituições de ensino físicas, cursos online ou mesmo com professores particulares.

9. Pratique em aplicativos para ser fluente em inglês

Há vários aplicativos gratuitos e pagos que disponibilizam a prática e o aprendizado do inglês, bem como de vários idiomas. Esses aplicativos ajudam muito a vivenciar a língua um pouco por dia estudando sempre e convivendo com o idioma.

Na dúvida entre fazer um Curso de Inglês ou Intercâmbio? Faça os dois e chegue a fluência ainda mais rápido!

Além de abrir um leque maior de palavras, situações e aplicações de frases, alguns até disponibilizam conversação com nativos ou outros estudantes do idioma para prática do inglês.

A língua inglesa é uma das mais importantes do mundo sendo bastante usada na comunicação de diversos países. Isso sem contar que o idioma é requisito básico para muitas qualificações profissionais e acadêmicas. Portanto, siga nossas dicas acima e amplie suas chances de ser fluente em inglês!