Existem diferentes tipos de ensino superior por aí, desde programas de qualificação até doutorado e tudo mais. A questão é, que tipo de ensino superior será o certo para você? Você vai buscar uma graduação ao invés de um programa de mestrado? Ou você gostaria de se inscrever em uma pós-graduação caso já tenha concluído algum ensino superior em outro lugar?
Neste artigo, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de ensino superior e seus benefícios potenciais para ajudá-lo a determinar qual é o melhor caminho a seguir!
O ensino superior evoluiu –conheça os diferentes caminhos de carreira que talvez você não saiba! 🎓👷
Quando você pensa em ensino superior, o que vem à mente? Se é a imagem de um campus lindo e frondoso com estudantes descansando nos gramados entre as aulas. Isso é provavelmente uma representação precisa de sua média de quatro anos em um campus universitário.
Mas, embora a maioria dos estudantes frequente esses locais, eles são apenas um tipo de instituição de ensino superior que existe hoje.
O ensino superior ocorre após a conclusão do ensino médio, e a obtenção de um diploma acadêmico ou qualificação profissional geralmente foca em um campo específico.
O Ensino Superior também pode ser chamado de terceiro estágio, segundo ou terceiro ciclo, dependendo do nível de escolaridade e tipo de escola/faculdade frequentada.
Se você ainda está se perguntando o que é exatamente o ensino superior, vamos dar uma olhada em vários tipos diferentes disponíveis para os alunos hoje, de modo a ajudá-lo a determinar qual será o melhor para você!
Como você sabe se deve ir para a graduação ou pós-graduação? Aqui está o que você precisa saber ⬇
Existem dois tipos principais de ensino superior: graduação e pós-graduação.
Os cursos de graduação têm normalmente quatro anos de duração e levam a um bacharelado. Os programas de pós-graduação, por outro lado, podem durar de alguns meses a dois anos e culminar em mestrado ou doutorado.
Escolher se deve cursar graduação ou pós-graduação pode ser uma decisão difícil.
Ambos têm seus prós e contras, e isso realmente depende do que você está procurando em uma experiência educacional. Aqui está um resumo rápido das diferenças entre cada modelo:
- Os cursos de graduação são geralmente cursos de quatro anos com requisitos gerais de educação, bem como das principais aulas específicas. Os alunos geralmente vivem em casa e vão para a escola em tempo integral;
- Os programas de pós-graduação normalmente são de dois anos para especialização em profissões específicas, o que significa que a maioria de suas aulas virá da sua área escolhida.
Os graduados no primeiro curso normalmente realizam suas atividades entre 3 a 6 períodos enquanto vão à faculdade, mas podem precisar de um semestre dedicado ao trabalho em tempo integral durante a sua formação – também conhecido por estágio.
Por exemplo, um estudante de odontologia deve trabalhar em uma clínica ou hospital por alguns meses antes de se formar para que eles tenham alguma experiência prática.
Cursos de licenciatura, como Letras e Pedagogia, também exigem a realização de atividades de estágio na grade curricular.
Agora que você já sabe sobre os dois principais tipos de ensino superior, é hora de aprender sobre os principais cursos de cada modelo.
Graduação: os diferentes tipos de cursos superiores que você pode buscar
Então você decidiu que quer ir para a faculdade, mas e depois? Graduação ou pós-graduação? Que tipo de diploma você quer seguir? Estas são todas perguntas válidas que merecem uma consideração cuidadosa.
A melhor maneira de escolher o caminho certo para você é se educar sobre os diferentes tipos de ensino superior e o que cada um tem a oferecer. Vamos começar com o mais comum – os cursos de graduação.
Bacharelado
Um bacharelado é o tipo mais comum de ensino superior. Geralmente leva quatro anos para ser concluído e é considerado o requisito mínimo para muitos empregos.
Se você não tem certeza do que quer fazer com sua vida, um bacharelado pode lhe dar a oportunidade de explorar diferentes campos e descobrir pelo que você é apaixonado.
E se você sabe exatamente o que quer fazer, um bacharelado pode ajudá-lo a chegar lá.
Licenciatura
Uma licenciatura, por outro lado, tem como objetivo preparar os alunos para carreiras onde ensinarão aos outros o que sabem.
Isso é o que seus professores do ensino fundamental e médio tinham!
Os cursos de licenciatura geralmente exigem estudo de temas relacionados à educação, como gestão educacional, métodos e técnicas de ensino; bem como estágios em escolas reais.
Tecnólogo
Se você está interessado em seguir uma carreira em tecnologia, existem alguns tipos diferentes de ensino superior que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
As universidades tradicionais de quatro anos normalmente oferecem programas de ciência da computação, engenharia e tecnologia da informação.
Alternativamente, faculdades de dois anos geralmente têm programas mais acessíveis que podem levar a qualificação em ciência aplicada ou tecnologia de engenharia.
Há também institutos técnicos especializados que se concentram exclusivamente em fornecer aos alunos as habilidades que precisam para ingressar na força de trabalho.
As aulas são focadas em preparar os alunos para buscar soluções, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades práticas que precisarão quando entrarem no mercado de trabalho.
São graduações projetadas para atender às necessidades do mercado atual. Graduações são acessadas por vestibular, ou pelo ENEM.
Um diploma de graduação pode prepará-lo para muitas áreas, mas os diplomas de pós-graduação são o que vai ajudá-lo a crescer; veja os principais
A maioria das pessoas está familiarizada com a graduação, mas o que é uma pós-graduação?
A pós-graduação é um tipo de ensino superior que ajuda os alunos a se prepararem para carreiras mais especializadas e avançadas.
Os alunos de pós-graduação têm aulas mais focadas no campo de estudo e pesquisa escolhido.
Esses cursos ajudam os alunos a desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para serem bem sucedidos em sua futura carreira, podendo até mesmo exercer a profissão como docente em algum momento.
Confira seus diferentes tipos:
Especialização
É o caminho perfeito para quem busca uma compreensão mais profunda de sua profissão ou deseja aprender algo novo sobre o que faz todos os dias. É para quem quer ampliar seus conhecimentos técnicos ou simplesmente quer se manter atualizado em sua área.
Difere da graduação e do técnico na medida em que aborda temas específicos e não amplos.
Ter uma especialização é especialmente útil se você está planejando uma recolocação no mercado de trabalho e algo novo que permita que você se atualize com as últimas tendências, além é claro, de agregar valor ao seu currículo.
MBA
Um tipo de ensino superior é o MBA, ou Mestrado em Administração de Negócios.
MbAs são tipicamente programas de dois anos que são tomados após a conclusão de uma graduação.
Os alunos de programas de MBA aprendem sobre gestão de negócios e fazem aulas em temas como contabilidade, finanças, marketing e recursos humanos.
Os MBAs geralmente levam a carreiras em gestão de nível superior. Por isso, se você está interessado em uma carreira nos negócios, um MBA pode ser a escolha perfeita para você.
É imprescindível notar que, embora o título, um MBA no Brasil não é realmente aceito como tal. Aqui se refere apenas a um nível de educação e formação no campo da administração empresarial.
Mestrado
Tradicionalmente, um Mestrado é a primeira pós-graduação feita por aqueles que se formaram na faculdade e estão considerando uma carreira acadêmica.
Recentemente, muitos programas profissionais de mestrado foram criados com o intuito de aprofundar o conhecimento técnico-científico necessário para o sucesso no mercado de trabalho atual.
Doutorado
Você já deve ter ouvido falar de um PhD antes, mas o que exatamente é? Um PhD, ou Doutor em Filosofia, é o mais alto grau acadêmico que você pode ganhar.
Para obter um PhD, você deve primeiro completar um bacharelado e, em seguida, um mestrado.
Depois disso, você deve concluir a pesquisa original em seu campo e escrever uma dissertação. Uma vez que você tenha feito tudo isso, você finalmente pode ganhar o seu PhD!
Mas o que tudo isso significa para você e seu futuro?
Se você está pensando em ganhar um PhD, significa que você vai trabalhar duro!
O trabalho necessário para obter um Doutorado é difícil e exigente. A maioria das pessoas não persegue esse diploma porque obtê-lo não é fácil.
Eles buscam esse grau porque querem causar um impacto em seu campo, mudando a forma como as coisas são feitas, empurrando ainda mais os limites de seus conhecimentos.
Muitos também fazem para ensinar alunos que podem estar interessados em seguir seus passos algum dia – e é por isso que alguns se estabelecem como docentes depois de ganharem seus diplomas – seja em faculdades ou universidades ao redor do mundo!
Pós-doutorado
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a bolsa de pós-doutorado não é o último passo do ensino superior!
Embora não venha com as vantagens que outros programas podem fornecer (como diplomas ou graus acadêmicos), essa oportunidade pode ser ótima para aqueles que estão procurando continuar sua pesquisa depois de terminar sua tese de doutorado.
O trabalho final pode variar de um relatório de extensão a um artigo científico ou até mesmo em uma nova tecnologia.
O que você está interessado em alcançar? Você quer ser um pesquisador? Então vá para o bacharel! É a indústria que você está olhando? O tecnólogo pode ser a resposta! 💻📚
Os cursos de graduação podem ser amplamente classificados em três categorias: bacharelado, licenciado e tecnólogo.
- O bacharelado é um diploma de quatro anos que normalmente é tomado por estudantes que querem seguir uma carreira acadêmica ou de pesquisa;
- O licenciado é um diploma de dois anos que normalmente é tomado por estudantes que querem seguir uma carreira na indústria ou no governo;
- Já o tecnólogo é um diploma de três anos que normalmente é feito por estudantes que querem seguir uma carreira nas ciências aplicadas.
Os alunos podem se inscrever nessas graduações, dependendo de suas metas e aspirações individuais de carreira. Que curso você deve fazer? Isso depende de quais são suas ambições de longo prazo para sua carreira.
Se você aspirar a ser um acadêmico, então o bacharelado seria uma escolha apropriada para você.
Se você aspirar a trabalhar como cientista na indústria, a licenciatura seria mais adequada para suas necessidades. E se você aspirar a se tornar um engenheiro, então o tecnólogo seria sua melhor aposta!
A natureza da pós-graduação que você deve seguir depende da carreira que você quer exercer
Os cursos de especialização são projetados para ajudar os alunos a se concentrarem em uma área específica de interesse dentro do campo escolhido.
Os cursos de MBA são tipicamente voltados para pessoas com espírito de negócios que querem aprender mais sobre gestão e liderança.
Já os cursos de mestrado geralmente são mais baseados em pesquisa, e os alunos muitas vezes têm a oportunidade de buscar uma área específica de interesse em maior profundidade.
Quanto aos de doutorado são o mais alto nível de pós-graduação, e os alunos normalmente passam vários anos concluindo pesquisas originais para obter seu diploma.
Finalmente, os cursos de pós-doutorado. Estes são normalmente feitos por indivíduos que desejam se especializar em uma determinada área ou continuar seus estudos de pesquisa.
Por se tratar de um curso avançado, os pós-doutorados às vezes são chamados de doutorandos ou PhDs.
Então, que tipo de curso você deve fazer?
Um fator a considerar ao escolher sua especialização é se você está procurando emprego nesse campo. Se assim for, então talvez seja melhor começar com uma especialização.
Os MBAs são adequados para aqueles com experiência de trabalho anterior que querem ir para cargos de gestão superior, enquanto os programas de mestrado oferecem aos alunos mais flexibilidade com a forma como eles podem explorar seus interesses e metas futuras de carreira.
Os cursos de doutorado fornecem profunda experiência em uma área especializada, por isso, se você quer dar uns saltos na área é sem dúvidas um bom caminho!
O maior benefício dos pós-doutorados é que eles permitem que profissionais de todas as diferentes áreas construam habilidades e conhecimentos que podem não estar disponíveis em outros lugares.
Conclusão
Então, aí está! Um guia abrangente para os diferentes tipos de cursos de ensino superior.
Esquecemos de alguma coisa? Conte para a gente nos comentários!
E se você tiver alguma pergunta, não hesite em nos chamar.
Quando se trata de ensino superior, há muitas opções diferentes por aí. E pode ser difícil descobrir qual é a certa para você. É por isso que reunimos neste guia os diferentes programas disponíveis.