Tudo sobre Intercâmbio na Austrália que você precisa saber

Belas praias paradisíacas, clima agradável, paisagens naturais de tirar o fôlego. Todos esses atrativos resumem bem o que você pode encontrar ao fazer intercâmbio na Austrália. Mas, não é só isso.

O país considerado o sexto maior país do mundo, também conta com nativos super receptivos, oportunidades de emprego e desenvolvimento. E o melhor, por lá você também vai se deparar com algumas das melhores universidades do mundo. Ou seja, é o tipo de lugar ideal para quem deseja estudar ou trabalhar.

Mas, para onde ir na Austrália? O que é preciso para fazer intercâmbio na Austrália? Por investir nessa experiência? Quanto custa um intercâmbio nesse país?

Sem dúvida são muitas questões que surgem quando se pensa em ir para esse país fazer intercambio. Pensando nisso, preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber para se tornar um intercambista na Austrália. Confira!

Por que fazer intercâmbio na Austrália?

A Austrália é um excelente destino para quem busca por crescimento pessoal e educacional. Considerada a maior ilha do mundo, o país conta com uma diversidade cultural enorme, bem como natureza exuberante e cidades muito receptivas. Mas não é só isso.

Ser intercambista nesse país significa ter acesso a instituições acadêmicas mundialmente reconhecidas. São mais de 40 universidades disponíveis no país, sendo que 6 delas está no ranking das 100 melhores a nível internacional.

Além disso, a Austrália está entre os melhores países para se viver, segundo ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE).

Agora, reúna tudo isso, com a possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo nesse país repleto de belezas naturais. Quem fizer intercambio na Austrália, terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, aprender um novo idioma, se divertir. E ainda poderá custear suas próprias despesas trabalhando. Não é incrível?!

Portanto, se você deseja fazer um intercâmbio, cogitar a Austrália como destino é algo que deve considerar.

Como funciona?

Na Austrália, os intercambistas podem escolher tanto modalidades voltadas só para estudos, como para estudo e trabalho. Mas, para fazer intercambio na Austrália visando estudo e trabalho, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

O tempo de duração de um intercâmbio é, em média, de 14 semanas a 2 anos. Mas, dependendo do tipo de programa escolhido, esse tempo pode ser menor ou então maior.

Tipos de intercâmbio na Austrália

Se você quer se tornar intercambista nesse país, saiba que existem diferentes tipos de programas. A escolha vai depender do perfil, assim como do objetivo de cada pessoa. Veja a seguir mais detalhes sobre os principais:

Programa de idiomas

O intercâmbio de inglês é um dos mais convencionais na Austrália. Você pode optar pelo intercâmbio para inglês geral, com duração de 1 semana a 6 meses e focado na obtenção de certificação como o IELTS.

Ou então existe ainda a opção de intercâmbio para aprender ou então aprimorar o Inglês Acadêmico ou para negócios.

Programa para Ensino Superior

Essa é uma alternativa para quem já terminou o Ensino Médio, e deseja iniciar sua formação superior. Basicamente você poderá fazer uma graduação, pós, mestrado ou então uma pós-graduação no país. E o melhor, ainda tem a chance de fazer seu curso sendo bolsista.

Nesse tipo de intercambio, os cursos demoram, em média, de 2 a 5 anos. Além disso, para participar é preciso atender alguns requisitos, sendo o principal apresentar proficiência no idioma inglês.

High-School

Já imaginou finalizar o seu Ensino Médio em um país estrangeiro? Pois isso é possível com esse programa. O bacana é que ele permite que você faça apenas alguns meses ou todos os anos do “ginásio”.

Nesse caso, além de ter um inglês intermediário, o candidato também precisa ter entre 13 e 17 anos de idade. Outro detalhe importante é que a maioria das escolas da Austrália, o ensino ocorre de forma integral.

Além destes, existem também os intercâmbios de cursos técnicos, que são complementares e feitos para algumas áreas especificas.

Requisitos para fazer intercâmbio na Austrália

Primeiramente, você precisará determinar o tipo de intercâmbio que deseja fazer. Isso porque, dependendo da escolha alguns requisitos adicionais podem ser necessários. Mas, no geral, para conseguir ser intercambista em terras australianas é necessário:

  • Comprova a existências de recursos para se manter no país durante o tempo de permanência;
  • Ter um passaporte válido;
  • Vistos de permanência na Austrália;
  • Comprovante de matricula em uma instituição australiana válida (para quem vai estudar);
  • Comprovante emitido pela empresa contratante (para quem vai estudar e trabalhar).

Como obter visto de estudante para intercâmbio?

Para quem vai fazer intercambio na Austrália com duração superior a 3 meses, precisa obter visto de estudante.

Mas, se a duração do curso for inferior a esse prazo, é possível ingressar e permanecer na Austrália até concluir o curso com o visto de turismo. Lembrando que o visto de turista, diferentemente do visto de estudante, não concede o direito de trabalhar no país.

É possível solicitar o visto de estudante na plataforma online de imigração da Austrália. Para fazer o pedido é necessário reunir os seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Formulário de requerimento do visto
  • Histórico acadêmico e profissional
  • Seguro saúde obrigatório
  • Exames médicos (Raio-X do tórax e exame de urina) em entidades credenciadas
  • Carta de intenções
  • Comprovante de matrícula escolar
  • Pagamento de taxa consular

Além disso, também será preciso comprovar os recursos financeiros que dispõe para se manter na Austrália. E também mostrar evidencias de vínculos ou então incentivos para retorno ao país de origem.

Visto de estudante para menores de 18 anos

Caso o solicitante seja menor de 18 anos, além dos documentos acima, também será preciso apresentar:

  • Certidão de nascimento
  • RG dos pais com foto
  • Autorização de viagem assinada pelos pais com reconhecimento em cartório
  • Confirmação de acomodação (Welfare Letter) que deve ser emitida pela escola.

Quanto custa um intercâmbio para Austrália?                 

No geral, o custo para fazer intercambio em terras australianas vai depender de vários fatores. O tipo de curso escolhido e a duração da viagem são alguns deles.

Além disso, despesas com alimentação, hospedagem, locomoção dentro da cidade, gastos com materiais de estudo e lazer são outras variáveis que deve considerar. Por isso, não há como determinar um valor fixo de despesas que você terá.

Logo, o ideal é colocar na ponta do lápis os seus gatos considerando as particularidades da sua viagem.

Veja aqui preços e valores de referência para intercâmbio na Austrália!

Melhores cidades para fazer intercâmbio na Austrália?

intercâmbio na austrália

Assim como em outros países, a Austrália tem cidades que são consideradas as “queridinhas” dos intercambistas. Entre as principais, estão:

Sidney

Considerada a maior potência econômica do país, Sidney é uma ótima alternativa para quem deseja fazer intercâmbio na Austrália. Ela está entre o top 10 de cidades estudantis mais indicadas, bem como abriga algumas das melhores universidades do país.

Melbourne

A cidade abriga sete universidades renomadíssimas em rankings internacionais. Dessa forma, possui uma ampla gama multicultural ideal para quem deseja aproveitar o intercâmbio para conhecer pessoas dos mais diversos cantos do mundo.

Adelaide

Para quem deseja ficar mais próximo da costa, de praias e montanhas, Adelaide é uma ótima alternativa. Ela tem tudo isso e ainda é considerada uma referência em mobilidade.

Além disso, ela possui três universidades que frequentemente aparecem em rankings internacionais. Outra vantagem é a comunidade estudantil do local, que é grande e diversa, e que pode te dar todo o suporte necessário nessa experiência fora do Brasil.

Motivos para fazer intercâmbio na Austrália?

Ainda não está 100% convencido de que o intercâmbio na Austrália pode ser uma excelente alternativa? Então nós separamos mais alguns motivos que vão te mostrar tudo o que esse país tem a oferecer para estudantes.

Forte economia

A Austrália é um dos poucos países estrangeiros que apresenta uma economia em constante crescimento.

Como consequência, o pais apresenta um baixo índice de desemprego, oferecendo ao estudante muitas oportunidades de trabalho.

Além disso, na Austrália, os salários são, em sua maioria, acima da média. Então, quem optar por fazer intercambio para estudar e trabalhar na Austrália, sem dúvida, terá uma vantagem e tanto ao seu favor.

Clima favorável

Outro motivo evidente de escolher a Austrália para viver a experiência do Intercambio é o clima. No país, o clima é muito parecido com as grandes capitais do Brasil, o que facilitará e muito a adaptação.

Conheça o outro lado do mundo que muita gente sonha

Uma das vantagens da Austrália é sua localização na Oceania. Isso coloca o país muito perto de toda Ásia, o que acaba barateando e muito os custos para quem deseja ampliar ainda mais as experiências durante o intercâmbio.

Além disso, é possível encontrar diversos voos super baratos para países asiáticos, sendo que, em vários deles, os brasileiros podem ficar até 90 dias sem quaisquer problemas relacionados a vistos ou então outras burocracias, tais como:  Georgia,  Tailândia,  Turquia, Malásia, Rússia e vários outros.

Excelentes bolsas de estudos

O próprio país, bem como diversas universidades australianas oferecer bolsas de estudos para estudantes imigrantes, justamente como um incentivo para essa troca de experiência. Geralmente eles são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação, o que pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja enriquecer ainda mais o currículo.

Hospitalidade

Um dos maiores medos de muitos estudantes que desejam fazer intercâmbio para a Austrália é o choque cultural. Afinal de contas, estamos falando de outro país, que, por mais que tenha coisas parecidas com o do Brasil, ainda não é a nossa querida casa.

Contudo, outro grande diferencial da Austrália que acaba atraindo intercambistas de todo o mundo é a hospitalidade. O povo em si é muito amigável, e as comunidades estudantis espalhadas por todo o país também. Você facilmente vai conhecer pessoas incríveis que vão te ajudar e até mesmo fazer amigos para a vida toda.

Viu como fazer Intercâmbio na Austrália pode ser incrível? Além de ser um país com várias paisagens incríveis, ele ainda oferece várias oportunidades para brasileiros que desejam estudar, trabalhar ou então fazer as duas coisas ao mesmo tempo nesse país. Então não perca tempo e adicione já a Austrália em sua lista de possíveis opções para fazer intercambio. Com certeza você não irá se arrepender.

Quer saber quanto custa Estudar e Trabalhar na Austrália? Simule abaixo valores para intercâmbio na Austrália e em outros destinos!