Trabalhar na Austrália: Quem pode trabalhar, Visto, Profissões, Saiba tudo!
Já imaginou trabalhar na Austrália, um dos países com menor taxa de desemprego do mundo? A “terra dos cangurus” ganhou os holofotes nos últimos anos, não apenas por suas semelhanças com a cultura brasileira. Mas, sobretudo pela ampla variedade de incentivos profissionais que oferece a estrangeiros.
Na Austrália é possível encontrar trabalho nas mais diferentes áreas. Além disso, na lista dos países que pagam o maior salário mínimo do mundo, a Austrália ocupa o topo do ranking.
Então, se você sonha em trabalhar em terras australianas, mas não sabe como fazer isso acontecer na prática, continue lendo. E descubra agora tudo o que precisa saber sobre o assunto. Confira!
Como está o mercado de trabalho na Austrália?
O mercado de trabalho nesse país é bem diverso. A taxa de desemprego é baixa, e há oportunidades nas mais diversas áreas. Desde o comércio, até áreas mais especificas como saúde, TI, design, arquitetura, financeiro, entre outras.
Contudo, aqui vale a ressaltar que os salários nesse país estão diretamente ligados ao domínio da língua inglesa, idioma nativo do local. Quanto mais fluente você for, provavelmente mais poderá ganhar.
Se você deseja trabalhar na Austrália em uma área que ofereça uma ampla gama de vagas, a dica é focar no setor de hospitalidade. Basicamente ele engloba todos os serviços que envolvem o atendimento, como restaurantes, cafés, hotéis e pubs.
Quem pode trabalhar na Austrália?
Basicamente existem vários grupos de pessoas que estão aptas a trabalhar na Austrália. O mais comum são os estudantes que fazem intercâmbios para estudo e trabalho no país.
Lembrando que, nesse caso, é preciso que o estudante possua matricula em curso com duração mínima de 14 semanas. Isso dará direito a trabalhar 40 horas quinzenais, ou então em tempo integral nas férias. O que já é suficiente para se manter no país com tranquilidade.
Além disso, também podem exercer atividade remunerada na Austrália:
- Recém-graduados no país
- Estudantes de graduação
- Residentes com dupla cidadania ou permanentes
O que é preciso para trabalhar na Austrália
Para trabalhar na Austrália sendo estrangeiro, é preciso ter o visto de estudante (student visa) ou então de trabalho (sponsor visa). O primeiro é o tipo de visto mais procurado pelos brasileiros. Principalmente por ser uma das maneiras mais fácies de conseguir um emprego no país.
Já para quem vai com o visto de trabalho, é preciso já ter meios de comprovar que você tem uma vaga de trabalho no país. Geralmente o contratante emite um comprovante para que você possa fazer a solicitação.
Lembrando que o visto de turista só permite a entrada no país para laser ou estudo por até 1 ano. Ou seja, não é possível usá-lo para trabalhar na Austrália.
Quanto ganha um brasileiro na Austrália?
Na Austrália o salário mínimo é calculado por hora de trabalho. Mas, além disso, o nível de inglês também tem peso na remuneração.
No caso de quem tem um nível de inglês básico, a média por hora é de AU$ 18 dólares australianos à AU$ 25. O que equivale a uma média de R$ 64 a R$ 90 reais. Enquanto isso, para quem tem um inglês avançado, e que pode conseguir vagas como de assistente administrativo e barista, a média é de AU$ 22 a AU$ 30.
Em média, um intercambista com inglês intermediário consegue ganhar AU$ 1.600 por mês. Importante lembra que os custos de vida no país são totalmente compatíveis com a remuneração.
Como solicitar visto para trabalhar na Austrália
Quem vai tirar o visto de estudante, além de comprovar a matrícula, é preciso fazer a solicitação antes do início das aulas.
Até pouco tempo atrás era preciso fazer a emissão do visto na embaixada australiana no Brasil. Porém, agora a emissão do visto pode ser feita online. Ou seja, uma vez aprovado, o visto é emitido na forma de carta, que é encaminhada via email ao solicitante.
Além disso, o intercambista precisará de um passaporte válido, e do requerimento convencional, bem como dos seguintes documentos:
- Comprovante de Cobertura de Saúde para Estudantes Estrangeiros
- Formulário do governo australiano devidamente preenchido e assinado
- Comprovante de pagamento da taxa de emissão
- Evidencia de que o estudante conseguirá se manter no país durante o tempo de permanência
- Carta de declaração de intenção, que aponta os motivos pelos quais está indo estudar na Austrália
- Comprovante de reserva que pode ser concedido tanto pela companhia área como pela agência de intercâmbio.
Já no caso de quem vai solicitar o visto de trabalho na Austrália, além do formulário, é necessário comprovar que você possui a vaga. Além disso, também é preciso comprovar fluência em inglês e apresentar as capacitações exigidas para a vaga.
Qual é a melhor época do ano para ir trabalhar na Austrália?
A melhor época para trabalhar na Austrália é durante a alta temporada de turistas. Assim como acontece aqui no Brasil, há um boom na quantidade de vagas na área de hospitalidade.
Por isso, vale a pena focar entre setembro e fevereiro, que é quando ocorre a primavera e o verão, assim como aqui no Brasil.
Principais profissões com demanda na Austrália
Para conseguir um emprego formar no exterior, é fundamental conhecer mais sobre as profissões com mais demanda. Por isso, separamos algumas das principais que vale a pena se especializar para garantir um bom cargo.
Atendentes
O país recebe milhões de turistas durante o ano, principalmente na alta temporada. Logo, uma das áreas com maior demanda é a de atendimento.
Nesse caso você vai precisar ter um inglês um pouco melhor, uma vez que estará em contato direto com o público. Mas o bacana é que há uma grande gama de vagas para atuar tanto em restaurantes, como em bares, pubs e hotéis.
Construção civil
A área de construção civil também é uma das que mais emprega dentro da Austrália, principalmente em regiões como Sidney. Um dos pontos positivos de buscar por vagas nessa área é que ela não exige um inglês tão avançado quanto a área de atendimento.
No entanto, vale ressaltar que provavelmente você precisará fazer algum curso ou especialização rápida sobre normas de segurança, pois é uma exigência mínima para muitos contratantes australianos.
Programação
A Austrália é considerada atualmente um dos polos tecnológicos de maior relevância do mundo. Consequentemente, as oportunidades voltadas para a programação estão em ascensão no país.
Desenvolvimento de aplicativos, suporte de TI para empresas, criação de plataformas. Se você sabe programar provavelmente terá mais facilidade para conseguir um emprego no país. Contudo, essa é uma área onde a fluência em inglês é indispensável.
Isso porque você estará lidando diariamente com a língua, não apenas na hora de programar, mas em negociações, reuniões, prospecções e muito mais. Inclusive, muita gente acaba ingressando em escolas de inglês na Austrália com foco em business, justamente para ter o suporte necessário para trabalhar nessa área.
Auxiliar de limpeza
Um auxiliar de limpeza pode ganhar tranquilamente, em média, AU$ 1.600 dólares americanos por mês. Essa é uma profissão que também não exige um inglês avançado, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para quem está fazendo intercâmbio na Austrália justamente para aprender.
Além disso, a demanda por esse tipo de profissional também é muito alta, tanto no ramo hoteleiro, como restaurantes, pubs, supermercados e outros comércios. E levando em conta que a carga horária máxima para intercambista com visto de estudante é 20 horas semanas, o trabalho acaba não sendo tão pesado.
Contadores
Tem facilidade em lidar com números e vontade de se aprofundar na contabilidade australiana? Então vale a pena levar em consideração a profissão de contador para trabalhar na Austrália.
Assim, como no caso dos programadores, os contadores precisam de um inglês bem mais avançado. Afinal de contas, você estará lidando diariamente com empresários, chefes e pessoas de negócios.
Além disso, você terá que aprofundar e muito os seus conhecimentos nos aspectos contábeis da Austrália. Logo, essa pode ser uma opção mais interessante para quem está indo para o país visando uma graduação. Quem sabe até mesmo se graduar na área e garantir um visto de trabalho.
Onde conseguir emprego na Austrália
Por conta da demanda, procurar um emprego dentro do país é bem fácil. Muitas agências de intercâmbio, inclusive, já fazem parcerias para facilitar essa comunicação. Além disso, assim como no Brasil existem vários sites para você procurar vagas, dentre eles:
- www.seek.com.au
- www.mycareer.com.au
- www.jobnet.com.au
- www.au.jobted.com/
- www.careerone.com.au
- www.employment.byron.com.au
- www.careersonline.com.au
Melhores cidades para trabalhar na Austrália
A Austrália é um país extremamente hospitaleiro. Não é à toa, inclusive, que é tão amado pelos brasileiros.
Mas existem algumas cidades mais indicadas para quem estás em busca de um emprego formal.
- Brisbane
- Melbourne
- Sidney
- Queensland
- Adelaide
- Gold Coast
- Camberra
Importante ressaltar que cada uma dessas cidades tem oportunidades mais focadas em determinadas áreas. Sidney, por exemplo, por se tratar de uma cidade extremamente turística, oferece mais oportunidades na área de hospitalidade.
Então vale a pena dar uma pesquisa prévia sobre qual a melhor cidade levando em conta o seu foco de atuação.
Portanto, trabalhar na Austrália é uma possibilidade que pode abrir muitas portas, além de ser a chance de dar um up em sua vida pessoal e profissional. Então aproveite para usar as dicas desse guia para planejar o seu intercâmbio para esse país que é praticamente uma segunda casa para os brasileiros.
Quer saber quanto custa Estudar e Trabalhar na Austrália? Simule abaixo valores para intercâmbio na Austrália e em outros destinos!