Para muitos, na hora de decidir sua carreira, é importante ter uma algo no seu currículo, os certificados de inglês. Muitas vezes o idioma consegue decidir ou garantir uma boa vaga de emprego.

Então vem a dúvida clássica: qual curso eu devo fazer para ganhar esse destaque? Existe uma escola melhor que outra?

Se possui alguma dúvida acerca disso acompanhe o prosseguimento do artigo e entenda que os certificados de inglês são opções versáteis, cada pessoa necessita de um diferente!

Vamos agora entender um pouco mais como um certificado pode ser destinado para apenas um tipo de pessoa!

É importante saber para onde vai e o que vai fazer.

Para você que pretende fazer algum teste de inglês deve entender que cada um fornecerá reconhecimento em determinada área.

Se quer fazer intercambio, tem essa opção. Estudar em uma universidade famosa? Alguns certificados provaram seu domínio na língua.

De toda forma, além desses fatores, é também considerado seu destino. Onde o certificado é mais aceito? Talvez não tenha um melhor teste de inglês, mas para cada país existe uma certa tendência a escolher algum.

Canadá, Estados Unidos e o continente europeu por completo podem apresentar diferentes formas de averiguar seu domínio.

A classificação no padrão internacional.

Para você que entende do idioma é importante compreender em que nível está. Existe uma classificação prática para isso.

  • Iniciante: A1
  • Básico: A2
  • Intermediário: B1
  • Independente: B2
  • Proficiência: C1
  • Fluente: C2

E porque é importante saber isso?

Certamente é importante que saiba utilizar isso para descobrir o melhor teste para você.

Como resultado desses acontecimentos observamos mudanças em cada tipo de certificado. Utilizar da classificação ajuda na hora de escolher o certificado.

Sem mais delongas, vamos aos certificados mais famosos!

Testes de inglês mais importantes no mundo.

Existem universidades que trabalham com os melhores testes. Por exemplo, a faculdade de proficiência, na Irlanda, e a de Cambridge, no Reino Unido.

Apesar da grande versatilidade, acima de tudo, quanto a sua relevância eles são importantes a nível global. Todos acabam ganhando importância no cenário mundial, alguns apenas terão mais destaques em certas regiões!

Certificados de inglês.
Fonte: PixBay, 25 de janeiro de 2019

TOEFL

Acima de tudo esse certificado é mais importante na prova de conhecimento do idioma.

Considerando um dos certificados mais importantes na prova de aprendizado do idioma. Para muitos especialistas ele é fundamental.

Para esclarecer melhor você faz sua inscrição e pode fazer a prova até mesmo em casa! Certamente, para que possa executar esse teste com maestria é importante que tenha alguma proficiência no idioma.

Apesar de ser reconhecido em diversos países é no Canadá e nos EUA que, com certeza, ganha mais força. Para que deseja fazer intercambio essa pode ser uma boa opção.

O certificado é divido em 4 níveis. Cada um desses níveis é destinado a um público, assim é possível fazer o teste sendo fluente ou tendo um nível mais básico.

Para esclarecer melhor eles são divididos da seguinte forma:

Primary Tests: para estudantes de 8 anos acima

Junior Tests: para alunos com mais de 11 anos

TOEFL ITP: para a avaliação de seu nível no inglês sem necessidade de comprovar habilidades de fala e escrita.

TOEFL iBT: Para admissões em instituições de ensino superior no estrangeiro. É, provavelmente, a opção mais complicada.

TOEIC

Administrado pelo ETS, que também faz parte do TOEFL. Esse exame, acima de tudo, é recomendado para pessoas que pretendem trabalhar, em negócios. Ele consegue ter um propósito mais definido.

é um dos certificados de inglês mais práticos que pode ser encontrado!

IELTS

Indicado para pessoas que pretendem ir para a Europa e ter uma carreira profissional em algum país.

Existe duas opções para suas necessidades o Academic ou General Training. A nota no teste pode varia de 0 a 9 e os valores que são mais reconhecidos são entre 5,5 e 7. Apesar de parecer mais difícil o teste muitas vezes é mais prático!

CPE

Assim como o TOEFL o certificado CPE é distribuído em partes. É interessante que nesse ponto consegue-se enxergar muito melhor a classificação do seu inglês.

São 5 certificados possíveis e cada um representa seu grau de domínio do idioma.

No site do exame pode encontrar também com simulações para saber qual certificado é melhor para você.

Além desses citados aqui podemos inserir mais dois grandes cursos. A universidade da Irlanda oferece o TIE e o ETAPP. São mais direcionados para atividades dentro do próprio país.

Em suma, intercambio, trabalho, estudos em outras áreas. Esse certificado certamente pode te ajudar de diversas maneiras.

Qual é o mais difícil?

Essa é uma pergunta interessante, na verdade não existe um teste mais difícil! Se seguimos a opinião mais popular podemos dizer que o IELTS é uma das escolhas mais “conturbadas”, por outro lado, quem precisa dele não deve o achar tão complicado.

Acontece que cada pessoa necessita de um nível de inglês. Não faz sentido você começar um teste como o IELTS se tudo que precisa provar pode ser conseguido com o TOEIC, destinado a negócios. Certamente poderá o fazer perder tempo.

Cada um necessita de um nível de preparo. A fins técnicos os que exigem uma escrita ou fala mais rebuscada podem ser mais difíceis, mas isso não é tão importante.

E como devo me inscrever?

Os testes, apesar de internacionalmente serem conhecidos, podem ser feitos aqui mesmo no Brasil. Quer saber mais sobre as inscrições?

Infelizmente, durante a pandemia a maioria das provas tem sido feitas na internet, no entanto, pode ser uma boa opção para você!

No ETS, por exemplo, caso deseje fazer sua inscrição deve considerar também um período para isso. Você tem até 60 dias depois de criar um cadastro, para decidir o local e fazer a prova.

Esse era um teste que era presencial antes da pandemia, contudo agora isso é impossível.

Isso está acontecendo com diversos certificados. Você já pode ter a versão da prova online, no entanto não existe uma maneira de fazer presencial no momento.

Conclusão

Acima de tudo é importante saber o seu objetivo. Os certificados de inglês podem ser difíceis de conseguir caso não saiba dos seus desejos com ele.

Pode ser demorado e cansativo aprender algo que não o será útil no momento. Isso pode gerar uma grande falha.

Em suma, é ótimo que exista certificações determinadas para diferentes públicos! É uma opção para você e muitos outros que buscam alguma forma de aprender inglês, no entanto é importante ficar mais atento a elas.

Em primeiro lugar o aprendizado, depois a inscrição, após isso é só comemorar!