Escolher as melhores cidades para intercâmbio de inglês pode parecer uma tarefa simples, mas requer conhecimento prévio de muitos fatores, tais como disponibilidade de cursos, casas, eventuais trabalhos para estudantes, localização, fácil comunicação com outras cidades, e por aí vai.

Atualmente cada vez mais pessoas vem optando por intercâmbio de inglês, pois é uma forma muito eficiente de aprender e aprimorar os níveis de inglês na prática, no convívio com outros nativos.

Isso, além de permitir a internalização da língua com mais profundidade, é uma experiência cultural extremamente rica, afinal, você passa a ter contato com outra culinária, outros modos, outra vegetação, um outro hemisfério.

Levando em conta os critérios que tornam uma região propícia para a recepção de turistas, fizemos este compilado com as melhores cidades para intercâmbio.

Confira:

Como o intercâmbio funciona

Antes de conhecer as melhores cidades para intercâmbio, vamos entender um pouco melhor como esse serviço funciona e quais suas particularidades.

O intercâmbio é basicamente uma viagem que tem como objetivo adquirir conhecimentos interculturais em outro país. Esses conhecimentos podem incluir diversas áreas, contudo, a língua é o principal foco.

Normalmente partem para intercâmbio aquelas pessoas que já possuem conhecimento prévio básico ou intermediário da língua estrangeira, e então viajam para ter contato com nativos e, na vivência, adquirir a fluência.

As duas formas para se fazer intercâmbio consistem em trabalho ou curso.

Curiosidade: no início desse método de estudo, dois estudantes que viviam em locais diferentes viajavam de um local ao outro para trocarem conhecimentos que possuíam.

Esse “intercâmbio” de cultura e língua foi se aprimorando e hoje envolve algo muito mais amplo e sistematizado.

Por exemplo: hoje em dia, não é mais necessário que um estudante dos Estados Unidos venha ao Brasil para que um brasileiro vá para lá. Essa troca não precisa ser simétrica.

Ao contrário, basta que o candidato atenda aos requisitos mínimos exigidos pelo programa ou instituição em que irá pleitear.

Melhores cidades para intercâmbio

Como mencionado, o intercâmbio se tornou um programa muito amplo e com grande adesão em todo o mundo.

Embora os Estados Unidos continue sendo o principal e predominante destino, outros países também mantêm a cultura de receber estudantes que desejam adquirir conhecimento desse país de origem.

Selecionamos abaixo as melhores cidades para intercâmbio de inglês. Confira:

1. Nova York

Impossível falarmos em opções de cidades para intercâmbio e não citarmos a Big Apple.

Nova York é a principal metrópole do ocidente e isso tem a razão de ser: a cidade abriga milhares de centros culturais, museus, restaurantes de todas as nacionalidades, monumentos, lojas, shoppings, enfim, é um local com infinitas possibilidades de conhecimento cultural.

Normalmente esse é o local onde surgem as principais tendências, além de ter uma vida noturna com muita diversidade de opção: bares, boates, restaurantes, rooftops, etc.

Além disso, a cidade dos Yankees é um local muito receptível para quem viaja para fazer intercâmbio.

2. Vancouver

Embora o Canadá receba, de fato, muitos turistas, o número é exponencialmente menor do que Nova York. Se você prefere um local com uma pegada mais moderna, menos turistas e muita inovação, Vancouver é o lugar.

Além de a cidade ser um espetáculo à parte, existem inúmeros programas de intercâmbio sediados no local.

Em relação aos Estados Unidos, Vancouver não deixa a desejar em nenhum quesito, afinal, há restaurantes ótimos como o Absinthe Bistro, bares, shoppings e centros culturais e de inovação.

Não é à toa que, de acordo com a revista The Economist, Vancouver integra há mais de dez anos a seleta lista de dez melhores cidades para se viver no mundo. Isso depõe muito sobre a cidade, não é mesmo?

3. Londres

A terra da rainha não requer apresentações prévias, afinal, o velho mundo é um destino de encher os olhos, afinal, é impossível pensar a cultura ocidental sem considerar toda a Europa.

Londres é um caso à parte: a arquitetura encanta até mesmo os mais afoitos à modernidade. Construções góticas seculares, museus, cabines telefônicas, palácio de Buckingham, estádio Emirates e a gigante London Eye são apenas alguns dos principais pontos que todo turista de intercâmbio precisa explorar!

Mas é claro que Londres também tem uma ampla cultura de recepção de estudantes de intercâmbio.

Existem, inclusive, muitos programas voltados exclusivamente ao destino britânico. Certamente será uma experiência muito enriquecedora!

4. Toronto

Mais uma cidade canadense.! Toronto é a meca para quem procura viver experiências em uma cidade totalmente inovadora. A arquitetura, o lifestyle, a culinária e praticamente todas as experiências culturais acontecem de forma totalmente inovadora.

Não é à toa que Toronto sedia muitos polos de inovação tecnológica e de serviços.

Quem deseja fugir da badalação incessante de cidades como Nova York, por exemplo, e quer desfrutar um local totalmente diferente de tudo que já vimos no Brasil, pode escolher Toronto como o destino certeiro!

5. Sydney

Sydney é outra incrível opção que integra as melhores cidades para intercâmbio de inglês.

A exuberância da cidade deixa qualquer turista de queixo caído.

A capital do estado de Nova Gales do Sul oferece aos alunos de intercâmbio toda a infraestrutura que precisa: cursos de idiomas completos, vida noturna agitada, muitas opções de restaurantes, tudo isso envolto por muita cultura regional.

Mas atenção: todos esses predicados fazem com que Sydney não seja uma cidade barata, pois, em 2019 a cidade foi eleita a 11ª cidade mais cara para se viver no mundo.

Se limitações financeiras não for um problema para você, então aproveite essa viagem que você não irá se arrepender!

6. Malta

Mais uma opção entre as cidades para intercâmbio de inglês na Europa. Malta é um arquipélago que fica na região central do Mediterrâneo.

Essa cidade tem uma arquitetura e cultua incríveis, além disso, é aonde você consegue vislumbrar a perfeita fusão do universo moderno ao medieval.

Muitos estudantes têm procurado Malta como destino para seus estudos e, claro, para aprofundar os conhecimentos e suas vivências culturais.

No entanto, há outro fator que justifica essa escolha: o custo de vida é mais baixo do que os outros principais destinos europeus, sendo o local perfeito para quem deseja conviver com falantes nativos de inglês, não gastar muito e conhecer uma cultura nova!

E aí, pronto para seu intercâmbio? Preencha o formulário abaixo e fale com várias agências de intercâmbio de uma só vez. Receba diversas ofertas e compare opções!