Chegou a hora de planejar sua viagem e você está com dúvidas no tipo de visto para a Austrália que você necessita? Neste guia te ajudaremos a entender a função de cada visto e qual o melhor para seu tipo de viagem, confira!
Apesar do processo de solicitação de visto ser relativamente simples, tendo em vista que o pedido pode ser feito completamente online, você precisa ter certa atenção na leitura de todas as aplicações e na lista de documentos para anexar com os formulários.
Por isso, continue lendo e confira tudo que você precisa saber sobre vistos para a Austrália!
Menu do artigo:
- Visto para trabalho na Austrália
- Vistos para estudo na Austrália
- Vistos para turismo na Austrália
- Conclusão – Vistos na Austrália
Vistos para trabalho na Austrália
Primeiramente, é importante dizer que existem dezenas de vistos disponíveis para quem busca uma oportunidade de trabalhar na Austrália. Vejamos alguns deles:
- Working Holiday Visa – É um visto destinado para pessoas que querem viajar para Austrália e ter uma experiência cultural e profissional. Nesse sentido, esse visto tem validade de 12 meses e permite que o viajante trabalhe na Austrália em período integral por até 6 meses em cada empregador. Para esse visto é necessário ter entre 18 e 30 anos e possuir passaporte de uma das nacionalidades de países que possuem acordo com a Austrália.
- Temporary Skill Shortage Visa – É um visto temporário que autoriza um empregador a patrocinar um trabalhador de uma determinada área para preencher uma posição quando não é possível encontrar um australiano qualificado. Com ele, é possível permanecer até 2 ou 4 anos no país.
- Por fim, temos também o Skilled Independent Visa – Ele permite que trabalhadores convidados com as habilidades em demanda vivam e trabalhem permanentemente em qualquer lugar da Austrália.
Exigências para o visto na Austrália
Antes de mais nada, cada visto de trabalho australiano tem os próprios requisitos, e alguns são baseados em um sistema de imigração por pontos. Aqui citaremos algumas exigências básicas presentes na maioria dos vistos:
- Realização de um exame médico;
- Atendimento dos requisitos de caráter;
- Competência em inglês;
- Ter ao menos três anos de experiência profissional relevante;
- Ter menos de 45 anos de idade;
- Assinar o documento Australian Values Statement.
Como faço para solicitar meu visto?
Você deve pensar nas autorizações de trabalho australianas como duas categorias separadas: vistos qualificados e vistos patrocinados.
Funcionários que precisam de visto qualificado devem preencher o documento Expression of Intent (EOI) no SkillSet. Esse sistema on-line recebe e processa inscrições de candidatos qualificados. Caso tenha o perfil selecionado, o candidato recebe uma indicação do empregador ou do estado ou território australiano.
No caso de vistos patrocinados, é necessário que o contratante patrocine a candidatura do funcionário. Para isso, o empregador precisa ser um patrocinador aprovado e ter um número de referência de transação (TRN) para indicação ou um ID do empregador. Uma vez que o empregador tenha essas credenciais, o funcionário pode candidatar-se on-line.
Quanto custa o visto de trabalho na Austrália?
Como foi dito anteriormente, existem diversas opções de vistos, especificas para cada situação. Nesse sentido, os preços de cada um também são específicos, mas em geral, se mantêm na faixa de 530 a 4.240 dólares australianos.
Vistos para estudo na Austrália
Antes de mais nada, o visto de estudos se destina a quem deseja ir até o país para fazer um curso. O visto de estudante para a Austrália pode ser solicitado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas na Austrália, para fazer curso em escola de inglês ou participar de um programa de intercâmbio, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, etc. Independente do tipo de curso, a instituição de ensino australiana deverá estar autorizada a receber estudantes estrangeiros.
Nesse sentido, falaremos aqui do Student Visa (subclass 500).
Student Visa (subclass 500)
O Student Visa é o visto para quem deseja estudar por mais de 3 meses, independente do tipo de ensino. Com ele, o estudante também pode trabalhar por até 20 horas semanais nos períodos letivos, e 40 horas semanais durante as férias. Lembrando que o visto exige ao estudante ser aceito em uma instituição de ensino certificada pelo governo australiano.
Exigências para o visto
Algumas informações são necessárias para a retirada de qualquer tipo de visto. Nesse sentido, confira alguns documentos exigidos durante a solicitação do Student Visa:
Documentos básicos
- Cópia da carteira de trabalho;
- Cópia colorida das páginas do Passaporte;
- Carta de intenção;
- Carta custeio;
- Imposto de Renda Completo;
- Extratos bancários;
- Últimos 3 contra-cheques, holerites, pró-labores, DECORE (se empresário) ou RPA (se autônomo);
- Passagens de volta e documentos de vínculo com o Brasil;
- Realização de exame médico no momento em que a Embaixada solicitar, após a aplicação do visto (lista dos médicos credenciados no site da Imigração).
- Fotos 3×4;
- Antecedentes criminais;
- Vacina Febre Amarela e carteira de vacinação em dia;
- Seguro saúde;
- Aprovação do Departamento de Imigração na Austrália (DIMIA).
Documentos mais específicos do visto
- Formulário 956A preenchido e assinado;
- Certificado de cursos pós secundários (como cursos técnicos, graduação, pós-graduação);
- COE (Confirmação da Matrícula);
- Passaporte válido pelo período do curso matriculado e estadia no país;
- Formulários e vistos exigidos pelo consulado.
Quanto custa o visto de estudo na Austrália?
Por fim, o valor está em média cerca de 380 dólares australianos. Lembrando que a aplicação do visto é feita online através do sistema do departamento de imigração, sendo possível apresentar todos os documentos digitalizados e os mesmos devem estar em inglês.
Vistos para turismo na Austrália
Visit and tourism (Subclasse 600)
O visto de turismo para a Austrália é o visto considerado mais comum entre os três, sendo utilizado por aqueles que desejam viajar e permanecer um curto período no país.
Seu tempo de estadia é de até 3 meses consecutivos, entretanto ele tem uma validade podendo chegar até 2 anos. Porém, é importante saber que não é possível permanecer no país por esses 2 anos, é permitido ficar até 3 meses, podendo sair e retornar ao país quando desejar.
O visto não permite trabalhar ou vender mercadorias, viajar para a Austrália por razões médicas, estudar por um período superior a três meses, entre outras especificações.
Exigências para o visto
Lembrando que lgumas informações são necessárias para a retirada de qualquer tipo de visto. Nesse sentido, confira alguns documentos exigidos durante a solicitação do visto para turismo:
- Uma cópia do seu passaporte;
- Uma cópia do seu BI (se o tiver).
- Foto do requerente;
- Itinerário de viagem;
- Um certificado da polícia;
- Certidão de nascimento para candidatos com menos de 18 anos de idade.
- Registo de família e formulário de composição (se aplicável).
- Três últimos contracheques;
- Declaração de imposto de renda atual;
- Extratos bancários de conta corrente ou investimentos de renda fixa dos três últimos meses;
- Extratos de cartão de credito dos três últimos meses;
- Entre outros documentos mais específicos que podem ser pedidos pelo departamento de imigração.
Quanto custa o visto de turismo na Austrália?
Para terminarmos, a taxa governamental para o visto de visitante australiano é de 150 dólares australianos. O turista pode fazer a aplicação do visto de forma online, assim como foi citado anteriormente.
Conclusão – Vistos na Austrália
Como vimos, a Austrália possui diversas opções de vistos para atender a cada demanda. Por isso, é importante se atentar durante o seu planejamento quanto ao tipo de visto em que a sua viagem se enquadra, bem como os documentos que são solicitados.
Pronto para obter o seu visto para a Austrália?