Determinar quais são as línguas mais faladas no mundo é uma tarefa mais difícil do que você pode imaginar.

Podemos afirmar com alguma segurança que o mandarim, o inglês, o espanhol e o árabe compõem esse pódio (e aproximadamente em que ordem), mas também há algumas surpresas!

Por exemplo: será que você imaginou que o bengali está entre as 10 línguas mais faladas?

Mas, de antemão, queremos fazer uma ressalva: atribuir dados muito precisos, como “X milhões de falantes nativos”, a qualquer idioma é praticamente impossível.

Além disso, definir o que constitui uma língua ou um dialeto é algo fruto de muitas controvérsias, e não iremos nos aprofundar nisso aqui.

Contudo, é um fato importante a se levar em consideração é que quando nos referimos simplesmente ao “chinês” contempla, na verdade, toda uma família de línguas convenientemente agrupadas em uma única categoria.

Dito isto, apresentamos abaixo uma lista crescente com as línguas mais faladas no mundo de acordo com seus falantes nativos, e não levando em conta falantes que as têm como segunda língua ou língua estrangeira.

Quais são as línguas mais faladas do mundo?

1. Chinês – 1,3 bilhão de falantes nativos

Como mencionamos, os números variam muito. No entanto, de acordo com o Ethnologue, a estimativa é que o número de falantes nativos oscile em 1,3 bilhão de falantes nativos, de modo que cerca de 917 milhões falam mandarim.

Embora não seja possível definir com exata precisão o número de falantes, é um consenso que é o idioma mais falado no mundo.

Se você deseja aprender um idioma que uma em cada seis pessoas no mundo fala, este é o idioma certo para você.

Além disso, o chinês é uma língua tonal que usa milhares de logogramas, portanto, será um desafio muito divertido!

2. Espanhol – 460 milhões de falantes nativos

Se olharmos apenas para os falantes nativos, o espanhol está à frente do inglês, com cerca de 460 milhões de falantes.

O espanhol é a língua nativa de moradores de todo um continente.

No entanto, assim como acontece com todas as línguas nesta lista, a política linguística e a identidade associada a ela são altamente disputadas: pergunte aos falantes de catalão ou quíchua se o espanhol é sua língua nativa e certamente você irá observar que são coisas diferentes.

Ainda assim sabemos que o idioma principal da maior parte da América do Sul e Central, Espanha e, grande parte dos Estados Unidos.

3. Inglês – 379 milhões de falantes nativos

É claro que o inglês está no pódio das línguas mais faladas do mundo!

Isso se deve ao sucesso do inglês como a língua franca dos negócios, viagens e relações internacionais.

Além disso, a relativa facilidade com que o inglês pode ser aprendido (especialmente em comparação com o chinês) justificam o número de falantes que têm o inglês como segunda língua.

Mas é claro que não podemos deixar de considerar o poder hegemônico dos Estados Unidos no oriente, bem como da cultura americana.

Isso significa que o inglês continuará a dominar o cenário mundial em um futuro previsível. Para alguns, o inglês ainda é sinônimo de oportunidade e melhor qualidade de vida.

Os Estados Unidos está entre os principais países a receber alunos de intercâmbio.

4. Hindi – 341 milhões de falantes nativos

A Índia é um país plurilíngue, pois possui 23 línguas oficiais, com o hindi/urdu como principal.

Se esta é uma língua – o hindustani – ou dois dialetos, ainda é um debate que divide até mesmo os estudiosos mais afoitos às questões linguísticas.

O fato é que falado principalmente no norte da Índia e partes do Paquistão, o hindi usa a escrita devnagri, enquanto o urdu usa a notação persa.

Recentemente o primeiro-ministro Narendra Modi, um nacionalista hindu, reuniu esforços tentando fazer com que o hindi substitua o inglês nos estados do sul da Índia como principal idioma de comunicação oficial e da educação.

Essa estratégia, no entanto, enfrenta bastante resistência!

5. Árabe – 315 milhões de falantes nativos

De acordo com os dados mais recentes, o árabe reúne cerca de 315 milhões de falantes nativos.

Mas este é outro exemplo de números que não contam a história completa: o árabe, como o chinês, é tão diferente em seus respectivos dialetos que é efetivamente uma série de línguas, agrupadas como uma por uma questão de conveniência.

Além disso, o árabe padrão moderno adota a forma escrita principalmente, intimamente relacionada ao árabe clássico do Alcorão.

No entanto, as formas faladas do árabe em Omã e Marrocos, por exemplo, são tão diferentes que alguns professores de filosofia e linguística desses países provavelmente irão discordar dos pontos mais delicados de certos textos antigos.

6. Bengali – 228 milhões de falantes nativos

Admita: você não esperava que o bengali estivesse na lista das línguas mais faladas, não é mesmo?

A partição de Bengala pelos britânicos em 1947 dividiu a Bengala Ocidental, agora parte da Índia, de sua contraparte (principalmente muçulmana) de Bengala Oriental, agora Bangladesh. É a língua de Calcutá, das ilhas Andaman, de doces fabulosos e de 130 milhões de bangladeshianos – muitos dos quais são extremamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas.

7. Português – 220 milhões de falantes nativos

Sim! O nosso português integra a lista de línguas mais faladas por nativos no mundo!

Esta é outra língua cujo alcance deve muito ao seu passado colonial. A partir do século 15, os comerciantes e conquistadores portugueses trouxeram sua língua para a África, Ásia e Américas, como já sabemos.

A disseminação do português portanto, deve-se à colonização europeia, mas os países colonizados desenvolveram suas próprias culturas e adaptações, que transformaram a língua.

Atualmente, 220 milhões de falantes nativos têm o português como língua materna, em países como Brasil, Goa, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bisseau, São Tomé e Príncipe e Macau. É também a língua de Machado de Assis, Bossa Nova, Mia Couto, Fernando Pessoa e Agualusa.

8. Russo – 153 milhões de falantes nativos

Outra das mais línguas mais faladas do mundo é o russo.

Com cerca de 153 milhões de falantes nativos, o russo ocupa a oitava posição.

Trata-se de uma língua famosa por sua gramática quase incompreensível e escrita cirílica.

Essa continua sendo uma das seis línguas faladas na ONU e produziu literaturas reconhecidas universalmente, como Dostoievski, Nabokov, Tchekhov, Gogol, Tolstói e Púchkin.

9. Japonês – 128 milhões de falantes nativos

Quase todos os 128 milhões de falantes nativos de japonês vivem no Japão.

O japonês possui dois sistemas de escrita distintos, hiragana e katakana, além de fazer uso extensivo de caracteres Kanji chineses.

Os maiores grupos de falantes de japonês que vivem fora do Japão podem ser encontrados nos Estados Unidos, nas Filipinas e no Brasil.

10. Lahnda (Punjabi Ocidental) – 118 milhões de falantes nativos

Com estimativas que oscilam em cerca de 118 milhões de falantes nativos, o último lugar da lista vai para Lahnda, uma macrolíngua do Paquistão que inclui principalmente o Punjabi ocidental!

Nessa posição, nem contamos o Punjabi oriental, que é falado na Índia.

Acontece que o Punjab foi dividido em dois pelos britânicos quando eles partiram, e milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas, negócios e famílias.

No entanto, eles estão lentamente se vingando, e no melhor estilo de Bollywood: as canções Punjabi agora respondem por 50 por cento dos líderes das paradas. É um retorno definitivamente!

Línguas mais faladas do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *