Aprender inglês sozinho pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, quando nos dedicamos e recorremos aos métodos adequados, isso se torna mais fácil do que parece e pode proporcionar-lhe conhecimentos realmente úteis!

Não tem para onde fugir: a língua inglesa é a língua hegemônica, a língua do comércio, de grande parte da cultura ocidental e entretenimento. Dominar o inglês é um pré-requisito para qualquer pessoa que pretenda se destacar no na profissão, nos estudos, e que queira ter uma bagagem cultural importante.

Até há algum tempo, aulas particulares de inglês era algo inacessível para muita gente, afinal, o conhecimento não era tão amplamente compartilhado.

A internet surgiu permitindo que praticamente qualquer pessoa possa ter acesso a diversas áreas de conhecimento e, certamente, entre essas áreas, destaca-se o aprendizado de línguas.

Neste compilado reunimos as 5 maneiras mais eficientes para quem deseja aprender inglês sozinho. Continue lendo e aplique hoje mesmo as orientações abaixo!

1. Aprender inglês sozinho com estudo dirigido

Os estudos dirigidos nada mais são do que estudos com planejamento. Ou seja, você, por conta própria, segmenta as áreas que deseja estudar, faz um planejamento com base nessa divisão e em seu conhecimento prévio, e o segue de acordo com o cronograma.

Uma boa dica é passar por um teste de nivelamento para descobrir em qual dos níveis de inglês você se encontra atualmente.

A partir disso, você conseguirá entender melhor o seu estágio e traçar um cronograma de estudos com base nas suas dificuldades e necessidades.

Após definir a parte “técnica” do seu roteiro de estudo, é hora de encontrar o material.

Na internet existe muita, muita informação a respeito: livros, artigos, sites apenas sobre isso, além de vídeos – um recurso muito importante, uma vez que contempla também a pronúncia dos estudantes.

Mas não se esqueça que não é interessante tentar aprender tudo ao mesmo tempo. Você pode acabar se confundindo e o resultado pode não ser o esperado.

Dedique uma semana a estudar verbos irregulares, enquanto na outra você pode estudar os diferentes tempos verbais, por exemplo, e assim por diante!

2. Assista a séries e filmes em inglês

As produções cinematográficas já é uma realidade presente com muita frequência na vida das pessoas.

Com alguns cliques na TV ou no celular, em apenas alguns segundos, a pessoa pode assistir o que for de sua preferência, uma vez que os canais de streaming estão dominando o mercado.

Se você já possui um conhecimento prévio, ainda que básico, no idioma, uma forma eficiente de aprender inglês sozinho é assistindo a esses programas com o áudio em inglês, sem legenda ou, no máximo, com a legenda em inglês.

Isso ajuda pois há diálogos completos, e não frases desconexas e fora de contextos, como podem ser os exercícios convencionais.

Além disso, nesses casos você também tem acesso a expressões usadas em situações mais informais, coisas muito úteis, mas que nem sempre aprendemos em cursos tradicionais de língua.

Por fim, assistir a filmes em série em inglês é uma ótima forma de assimilar e internalizar a pronúncia adequada das palavras.

3. Converse!

Uma das principais queixas entre as pessoas que estão em processo de aprendizagem de língua inglesa, é têm um nível satisfatório de entendimento, leitura e produção de texto em inglês, mas que não têm uma boa conversação.

Isso pode acontecer por vários motivos: nervosismo, dificuldade em formas frases mais complexas, dentre outros fatores.

Isso é muito mais comum do que se imagina: você se vê entendendo frases muito bem, não tem maiores dificuldades quando precisa escrever, mas hora de fala acaba se perdendo.

É isso que acontece quando as pessoas não praticam, e é justamente por isso que tantas pessoas aderem a intercâmbios para, de fato, conviverem com a cultura e terem contato com falantes nativos da língua.

Se essa não for uma opção, dedique uma parte do seu dia apenas para conversar em inglês. Para avaliar e melhorar seu desempenho, você pode filmar um monólogo.

Defina o eixo central da conversa e conduza o assunto até chegar à conclusão.

No início isso pode parecer um pouco confuso e você pode encontrar dificuldade, mas com o passar do tempo torna-se muito natural e, quando você menos esperar, estará conversando satisfatoriamente!

4. Aplicativos e jogos

Outra forma com grande eficácia para aprender inglês sozinho é o uso de aplicativos e jogos próprios para essa finalidade.

Hoje em dia a maioria das pessoas possui celulares ou tablets e, portanto, têm fácil acesso a esses recursos.

Existe uma série de opções que ajudam o estudando a aprimorar seus conhecimentos prévios e desenvolver novos.

Duolingo, Memrise, Hello Talk, EWA English e Cambly são apenas algumas opções.

Na maioria desses jogos você precisa passar por uma espécie de nivelamento para determinar o nível de conhecimento prévio que você possui.

A partir disso, libera-se novos conteúdos.

Mas atenção: recorrer aos aplicativos e jogos apenas de vez em quando, quando estiver entediado ou na fila do médico, dificilmente trará resultados satisfatórios.

Para avançar, de fato, é preciso se comprometer e dedicar algumas horas por semana para alavancar o seu nível de conhecimento.

5. Recorra aos flashcards

Flahscards são um recurso muito útil e antigo. São pequenos pedaços de papel com diversos tipos de informações.

Nessas fichas, você pode fazer mapas mentais, escrever definições gerais, o contexto de uso, a transcrição fonética para ajudar na pronúncia, dentre uma série de possibilidades.

No entanto, para que os flashcards sejam melhor aproveitados e você possa aprender inglês sozinho de uma forma mais eficiente, o ideal é que você comece um conteúdo com estudos dirigidos, e finalize-o com os flashcards, como uma espécie de revisão.

Atenção: evite colocar muitas informações, mantenha-se no essencial, ou seja, naquelas informações-chave que você precisa a respeito de determinada palavra, conceito ou expressão em inglês!

Se você encontrar dificuldades pelo caminho, tente segmentar ainda mais sua matéria e procurar explicações mais pontuais.

Seguindo essas dicas, mantendo disciplina e dedicando horas semanais ao estudo para aprender inglês sozinho, com certeza você terá uma boa performance e logo estará subindo de nível.

Como Aprender inglês Sozinho – 5 Maneiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *