GUIA: Tudo sobre Intercâmbio na Argentina

Você sabia que não precisa ir tão longe para realizar o sonho de fazer um intercâmbio? Embora quando pensamos em intercâmbio os primeiros destinos que surgem na nossa cabeça são os europeus ou os Estados Unidos, a Argentina tem se tornado um destino cada vez mais procurado por aqueles que desejam estudar na América do Sul.

Com uma moeda barata, paisagens encantadoras, proximidade com o Brasil e muitas oportunidades para aprender ou aprimorar o espanhol, a Argentina certamente é uma opção que vale a pena considerar na hora de planejar um intercâmbio.

Neste guia, iremos apresentar tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio na Argentina, desde informações úteis até dicas práticas para tornar a sua experiência memorável. Confira!

Guia de conteúdos:

Sobre a Argentina

Tudo sobre Intercâmbio na Argentina
Tudo sobre Intercâmbio na Argentina. Foto de Benjamin R. na Unsplash.

Localizada na América do Sul e fazendo fronteira com os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a Argentina é um país conhecido por sua paixão pelo tango, a vastidão das Pampas e uma gastronomia renomada mundialmente.

Com uma população de cerca de 45 milhões de habitantes e mais de 2,7 milhões de km², o país é o segundo maior do continente em extensão e o terceiro maior em população.

Além disso, fazer um intercâmbio na Argentina pode ser uma experiência única: afinal, o país reúne paisagens que vão desde as belezas da Patagônia e Bariloche até os ares europeus de Buenos Aires.

Informações Úteis sobre a Argentina

Antes de embarcar em um intercâmbio, é essencial conhecer algumas informações úteis sobre o país anfitrião. Dê uma olhada:

  • Idioma: O idioma oficial da Argentina é o espanhol, tornando-a um destino ideal para aprimorar suas habilidades no idioma.
  • Clima: O clima na Argentina varia de subtropical no norte a subpolar no sul, resultando numa grande diversidade de paisagens!
  • Moeda: A moeda oficial do país é o Peso Argentino. Atualmente, devido à onda de inflação no país, 1 real equivale a aproximadamente 167 pesos argentinos – ou seja, a nossa moeda é bastante valorizada por lá!
  • Capital: A capital da Argentina é Buenos Aires, com uma população de mais de 16 milhões de habitantes – mais de 1/3 da população total do país.
  • Fuso horário: O fuso horário argentino é o (GMT-3), o mesmo que o Brasil – sem preocupação com jet lag durante o intercâmbio!
  • Educação: A Argentina é conhecida por seu sistema educacional de alta qualidade, com várias universidades bem classificadas internacionalmente.
  • Religião: O país possui uma forte tradição católica, mas o Estado é laico, assim como o Brasil.

5 Motivos para fazer Intercâmbio na Argentina

Ainda mais, se você ainda tem dúvidas ou busca motivos para fazer um intercâmbio na Argentina, confira a lista abaixo!

1. Não precisa de visto

Para cursos de até 90 dias (3 meses), é possível entrar e permanecer na Argentina sem apresentar um visto de estudante! Na realidade, devido ao acordo entre países do Mercosul, é possível viajar para a Argentina apenas com a apresentação de um documento de identidade válido, como RG ou CNH.

Ou seja: uma burocracia a menos para se preocupar durante a preparação para o intercâmbio.

2. Baixo custo

Se formos comparar a Argentina a outros destinos mais procurados para intercâmbio, como os EUA ou a Europa, veremos que a Argentina é uma opção muito mais em conta!

Muito disso se deve à valorização da nossa moeda por lá, o que se torna vantajoso em relação ao custo de vida. Atualmente, 1 real equivale a aproximadamente 167 pesos argentinos, portanto dá para fazer bastante coisa gastando pouco.

3. Paisagens incríveis e diversificadas

Desde as paisagens dignas de cenas de filmes de Bariloche até as vastas planícies das Pampas, a Argentina oferece uma variedade incrível de paisagens. São poucos os lugares no mundo em que os estudantes têm a oportunidade de explorar desde geleiras deslumbrantes até praias pitorescas!

4. Gastronomia

A gastronomia argentina é mundialmente conhecida, com destaque para os famosos churrascos (asados) e os vinhos fabricados nas vinícolas argentinas. Além disso, não deixe de provar os chorizos, empanadas, alfajores e, é claro, o doce de leite típico do país.

5. Cultura vibrante

Desde a arquitetura europeia em Buenos Aires até as festas folclóricas nas províncias, a Argentina é um verdadeiro caldeirão cultural. O país é um paraíso para os amantes de arte, música e dança, proporcionando uma experiência cultural única!

Opções de Intercâmbio na Argentina

Ainda mais, existem diversos tipos de programas de intercâmbio na Argentina. Confira alguns deles:

Curso de Espanhol

Primeiramente, realizar um curso de espanhol na Argentina é uma das principais opções de intercâmbio no país, disponível nas mais variadas durações e valores. Nesse sentido, você pode realizar desde um curso de espanhol geral, até programas mais focados, como cursos para exames de proficiência, cursos de espanhol para negócios, etc.

Além disso, se o curso tiver uma duração inferior a 90 dias, você sequer precisa emitir visto para o seu intercâmbio na Argentina! Basta embarcar utilizando um documento oficial com foto e aproveitar a viagem!

Programas Acadêmicos/Universitários

Fazer um curso de graduação ou pós-graduação na Argentina também é uma opção que vem se tornando cada vez mais popular entre os estudantes.

Um grande exemplo são as faculdades de Medicina da Argentina, as quais vêm recebendo cada vez mais brasileiros com o passar dos anos. Junte algumas das melhores universidades do mundo com ausência de vestibular e mensalidades e custo de vida acessíveis e você entenderá por que tantos estudantes estão optando pela terra dos hermanos.

Estágios Profissionais

Por fim, você também pode realizar seu intercâmbio na forma de um estágio em alguma empresa argentina. Embora a economia não esteja tão animadora, se você sonha em ter uma experiência profissional internacional no seu currículo, essa pode ser uma boa oportunidade.

Principais Cidades para Intercâmbio na Argentina

A Argentina tem muitas opções de cidades para você realizar o seu intercâmbio. A escolha irá depender do seu estilo de vida e objetivos: prefere uma cidade mais animada? Quer ver belas paisagens no seu dia a dia? Prefere uma cidade mais estudantil ou mais tradicional? E assim por diante.

Confira as 3 opções mais escolhidas pelos intercambistas:

Puente de La Mujer, Buenos Aires, Argentina
Puente de La Mujer, Buenos Aires, Argentina. Foto de Francisco Ghisletti na Unsplash.

Buenos Aires

É claro que a capital da Argentina não poderia ficar de fora dessa lista. Buenos Aires é uma metrópole dinâmica, conhecida por sua arquitetura europeia, vida noturna agitada, as milhares de bibliotecas e livrarias espalhadas pela cidade e muitas atividades culturais.

Além disso, a cidade abriga algumas das melhores universidades do mundo, como a Universidade de Buenos Aires (UBA), atraindo estudantes do mundo inteiro. Devido a tudo isso, a cidade é a segunda mais procurada do mundo para aprender espanhol – atrás apenas de Madrid, na Espanha.

Se esta for a sua opção, saiba que você pode aprender espanhol enquanto explora bairros como Palermo, participa de aulas de tango e aproveita a vida noturna agitada que Buenos Aires tem a oferecer!

Córdoba, Argentina
Córdoba, Argentina. Foto de Visit Argentina.

Córdoba

Situada na região central do país, Córdoba é um importante centro universitário argentino. Nesse sentido, milhares de jovens saem de todas as partes do mundo para estudar ali, dando à cidade uma atmosfera jovem e animada.

Com suas praças históricas e muitos eventos culturais, Córdoba proporciona uma experiência de intercâmbio única, que une o aprendizado acadêmico, a tradição e a cultura, numa “junção do novo com o velho”.

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina. Foto de Aurora Eco.

Mendoza

Por fim, Mendoza é o destino de intercâmbio ideal para para amantes de vinhos e natureza. A cidade oferece paisagens vinícolas deslumbrantes, junto com uma atmosfera descontraída e muita história para contar. Isso tudo faz de Mendoza um dos principais destinos turísticos da Argentina.

Se essa for a sua escolha, aproveite para aprender espanhol enquanto aproveita o que a cidade oferece de melhor, como aventuras ao ar livre, degustações de vinho e paisagens incríveis nas proximidades dos Andes.

Quanto Custa um Intercâmbio na Argentina?

Em geral, o custo de um intercâmbio na Argentina varia dependendo de vários fatores, como a cidade do intercâmbio, a duração do programa, o tipo de acomodação escolhida e o estilo de vida do estudante. Em geral, a Argentina é conhecida por oferecer uma experiência acessível em comparação com muitos destinos internacionais tradicionais, como a Espanha.

Além disso, despesas com alimentação, hospedagem, locomoção dentro da cidade, gastos com materiais de estudo e lazer são outras variáveis que você deve considerar. Por isso, não há como determinar um valor fixo de despesas que você terá.

O ideal mesmo é colocar na ponta do lápis os seus gatos considerando as particularidades da sua viagem. Veja aqui preços e valores de referência para intercâmbio na Argentina (em breve)!

Como fazer um Intercâmbio na Argentina?

Se você tem interesse em realizar um intercâmbio na Argentina, confira alguns passos para começar a tirar esse sonho do papel!

  • Escolha do programa: Primeiramente, você precisa determinar o tipo de intercâmbio que irá fazer, se será um intercâmbio de idiomas, de graduação, se será um estágio, etc. Uma vez escolhido o programa de intercâmbio, verifique se há algum requisito de admissão (como nível no idioma, por exemplo) e as datas de inscrição.
  • Documentação: Certifique-se de ter todos os documentos necessários, incluindo documento de identificação com foto dentro da data de validade e comprovante de matrícula na instituição argentina.
  • Seguro saúde: Garanta que você tenha um seguro saúde que cubra despesas médicas durante sua estadia na Argentina.
  • Acomodação: Escolher a acomodação é uma parte importante de qualquer intercâmbio. Nesse sentido, reserve sua hospedagem com antecedência, seja em dormitórios universitários, apartamentos compartilhados ou casas de família, dependendo da sua preferência e orçamento.
  • Adaptação cultural: Por fim, esteja aberto a novas experiências e disposto a se adaptar à cultura local. Participar de atividades sociais e conhecer pessoas locais pode enriquecer ainda mais sua experiência de intercâmbio.

Conclusão sobre Intercâmbio na Argentina

Por fim, fazer um intercâmbio de espanhol na Argentina pode ser uma jornada educacional e cultural única. Seja explorando as ruas animadas e arquitetônicas de Buenos Aires, desfrutando da gastronomia de Córdoba ou apreciando a serenidade das paisagens em Mendoza, a Argentina oferece uma experiência inesquecível para estudantes internacionais.

Viu como fazer intercâmbio na Argentina pode ser incrível? Então não perca tempo e adicione já a Argentina em sua lista de possíveis opções para fazer intercambio. Com certeza você não irá se arrepender.

Preencha o formulário abaixo e receba diversas propostas das melhores agências de intercâmbio do Brasil.